Correr proporciona melhor qualidade de vida ao indivíduo
A corrida é uma prática que vem ganhando muitos adeptos. É um exercício físico simples, que pode ser realizado em diversos ambientes, sem custo algum e ao mesmo tempo completo, pois ativa o metabolismo, a química orgânica e o sistema musculoesquelético, auxilia no bem estar e influencia na saúde de forma geral do indivíduo.
Vejamos alguns dos benefícios da corrida:
EMAGRECE
A perda de peso acontece em função do grande gasto calórico que a corrida produz no organismo. O corpo necessita de muita energia pra correr. O organismo vai buscar nas reservas naturais (gordura acumulada), essa fonte de energia extra. Então, começa a queimar calorias e, consequentemente, emagrecemos.
DIMINUI O ESTRESSE
A corrida controla a produção de cortisol, hormônio responsável por auxiliar o organismo no controle do estresse, redução de inflamações, funcionamento do sistema imune e manutenção dos níveis de açúcar no sangue, assim como controle da pressão arterial. Porém, quando liberado em excesso no organismo, causa danos à saúde, tais como a hipertensão, insônia, ganho de peso e cefaleia.
COMBATE A ANSIEDADE E DEPRESSÃO
A depressão e ansiedade estão diretamente relacionadas aos desiquilíbrios químicos do cérebro. Auxiliar na liberação de neurotransmissores como serotonina e a endorfina (responsáveis pela sensação de bem-estar, relaxamento e prazer) é um dos benefícios do exercício físico.
COMBATE O SEDENTARISMO
Correr é uma das melhores formas de sair do sedentarismo e de aumentar o condicionamento físico, melhorando a capacidade respiratória e condição cardíaca.
CONTROLA A PRESSÃO ARTERIAL
Quando corremos, nossos órgãos, músculos e outros tecidos solicitam de mais oxigênio, pois precisam trabalhar mais rápido, por esse motivo, o coração e a respiração aceleram. Os vasos sanguíneos dilatam permitindo a passagem do sangue afim de levar o oxigênio e os nutrientes para as células, e consequentemente, reduz a pressão arterial.
MELHORA OS BATIMENTOS CARDÍACOS
O indivíduo que se exercita, melhora seu condicionamento e passa a ter um coração que bate menos em repouso, deixando-o mais forte e eficiente. O músculo cardíaco não sentirá dificuldades para bombear o sangue nas atividades rotineiras, pois estará acostumado a um esforço maior durante a corrida.
TONIFICA O CÉREBRO
Pesquisas demostram que a corrida pode tonificar o cérebro, aumentando o processo de criação de células cerebrais e de conexões entre neurônios, e consequentemente, melhorando a concentração, atenção e criatividade.
DIMINUI A OSTEOPOROSE
A partir de 3 a 4 meses de corridas periódicas, o indivíduo já começa apresentar importantes adaptações ortopédicas, como reforço da estrutura corporal, dos ossos e dos ligamentos, possibilitando a diminuição de torções, fraturas e também da osteoporose.
Correr é muito bom e divertido, possui resultados benéficos grandiosos, porém é uma prática que tem impacto e requer cuidados, deve ser acompanhado e orientado por um profissional da área de educação física.
Rachel Moraes
CREF:1760-G/PA