A importância do alongamento para o dia a dia do indivíduo

A prática do alongamento auxilia em uma melhor disposição para execução das atividades ao longo do dia.

Reprodução internet

Reprodução internet

O alongamento é uma prática que pode ser realizada por qualquer pessoa independentemente da idade, cujo objetivo é aumentar a flexibilidade muscular, prevenir lesões e promover um bom funcionamento do corpo.

A flexibilidade muscular é a capacidade que o músculo tem de se estirar (esticar), fazendo com que uma ou duas articulações em série aumentem sua amplitude de movimento.

A prática do alongamento é muto importante antes e depois dos exercícios físicos, pois prepara e aquece a musculatura para cargas mais pesadas durante a atividade física, prevenindo-a de possíveis lesões e elimina a tensão e dores, após os exercícios.

Os alongamentos podem ser realizados a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, pela manhã, para ficar mais disposto para realização das atividades diárias, durante o trabalho e no fim do dia, para aliviar tensões acumuladas.

Alguns benefícios do alongamento

- Relaxamento;
- Redução de tensões musculares;
- Melhora a coordenação motora;
- Prevenção de lesões;
- Desenvolve a consciência corporal;
- Ativa a circulação;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
- Auxilia na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais.

- Entre outros benefícios.

É prazeroso realizar alongamentos quando se faz de maneira correta, respeitando a flexibilidade, estrutura muscular e limites de cada um.

O exercício do alongamento dever ser realizado lentamente, sem tensionamento e sem balanceios. Ao realizar o alongamento, adote uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Continue nesta posição de 10 a 30 segundos. Mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

Algumas dicas:


Reprodução internet

Vale ressaltar que todo exercício físico deve ser orientado por um profissional da área, afim de evitar quaisquer danos a saúde de quem o pratica.

Rachel Moraes

CREF:1760-G/PA