O exercício físico no controle do diabetes

Práticas saudáveis auxiliam na diminuição do açúcar no sangue

Reprodução internet

Reprodução internet

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, nos anos entre 2019 e 2021, o número de incidência da doença na população mundial aumentou em 16%. Tendo como alguns dos fatores a diminuição do acesso e da manutenção da alimentação saudável, menor índice de atividade física e evasão dos sistemas de saúde, ocorridos durante a pandemia da Covid-19.

O Diabetes é o aumento da taxa de açúcar (glicose) no sangue, que ocorre em função da insuficiência ou má absorção da insulina, hormônio esse que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Com o aumento das taxas de glicemia, o indivíduo pode passar por complicações no coração, olhos, artérias, rins, nervos e dependendo da gravidade, a morte.

Além de uma alimentação saudável (com um baixo teor de açúcar) e medicamentos, a prática do exercício físico é fundamental para o indivíduo que tem diabetes manter uma vida saudável, pois estimula a produção de insulina controlando os níveis de glicemia no sangue. Para comprovar, faça um teste e sinta a diferença! Tire pelo menos três vezes na semana, com orientação de um profissional da área e pratique uma atividade física: corra, dance, caminhe, nade, pedale, enfim, mexa-se!

Rachel Moraes

CREF:1760-G/PA