Benefícios da caminhada

A caminhada como uma simples forma de se movimentar gera grandes benefícios

Reprodução Internet

Reprodução Internet

A caminhada é um dos exercícios mais práticos de se realizar. Não tem custo, não precisa ter habilidade, pode ser feita em qualquer hora do dia e praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade. Ela pode ser realizada ao ar livre, dentro de casa ou em academia, caso tenha uma esteira.

Caminhar pelo menos 10 minutos por dia já faz uma grande diferença no corpo e no dia a dia do indivíduo. Estudos mostram que essa simples forma de se movimentar gera uma grande variedade de benefícios, dentre eles podemos citar alguns de suma importância, tais como:

Melhora a circulação

Em Ribeirão Preto, um estudo realizado pela USP mostrou que caminhar pelo menos 40 minutos, reduz a pressão arterial durante 24 horas após a prática. Pois, durante o exercício, aumenta o fluxo de sangue, expandindo os vasos sanguíneos, reduzindo assim a pressão.

Melhora o Humor e diminui o estresse

Caminhar mesmo que seja em poucos minutos por dia, relaxa, diminui a ansiedade e melhora o humor, pois ao praticar exercícios, o indivíduo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria, auxiliando no bem estar e afastando a depressão.

"Quanto mais você caminha, mais endorfina é produzida pelo seu organismo, aumentando o ânimo. Esse relaxamento também faz com que o indivíduo esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando", esclarece Paulo Correia.

Emagrece e mantém o peso em equilíbrio

De acordo com pesquisas realizadas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mesmo horas depois do exercício, a pessoa permanece em emagrecimento, em função do aumento do metabolismo causada pela elevação da circulação, respiração e atividade muscular.

Controla a Diabetes

A substância responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo é a insulina, que é produzida em grande quantidade durante a caminhada. Quanto maior a quantidade de insulina, maior a capacidade das células de absorver glicose, diminuindo assim seu nível no sangue.

Combate a osteoporose

Durante a caminhada, o impacto dos pés com o chão promove a absorção de cálcio pelos ossos, deixando-os mais resistentes e menos predisposição a osteoporose.

Melhora o pulmão

De acordo com Paulo Corrêa, caminhar com frequência deixa as trocas gasosas mais poderosas, fazendo com que saia uma grande quantidade de impurezas do pulmão, além de auxiliar na dilatação dos brônquios, prevenindo algumas inflamações nas vias aéreas.

Rachel Moraes

CREF:1760-G/PA

FONTE: http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12490-11-beneficios-da-caminhada-para-o-corpo-e-a-mente