Pratique atividade física e seja feliz!

"O coração alegre aformoseia o rosto..." Pv 15:13a

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet


O semblante daquele que está feliz é leve, suave e iluminado, e o exercício físico é um dos responsáveis pela sensação de bem-estar do indivíduo, estimulando neurotransmissores que produzem hormônios como serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina, deixando-nos mais bem humorados e motivados. Com esses hormônios em alta nos sentimos mais felizes e dispostos para realizar as tarefas do dia-a-dia.

E em tempo de pandemia, em que o número de pessoas estressadas, ansiosas e em depressão aumentou consideravelmente em função das drásticas mudanças na rotina diária das pessoas, devemos buscar injeções de ânimo estimulando tais hormônios, afim de melhorar nossa qualidade de vida. Pois eles atuam da seguinte forma em nosso organismo, segundo Sinek (2016a):

Serotonina

Liberada também durante o exercício físico, a serotonina media funções como, os movimentos peristálticos, a integridade cardiovascular e a manutenção da circulação sanguínea. Além de auxiliar no equilíbrio do humor e na ação benéfica da memória, vida sexual, sono, aprendizagem, temperatura e apetite.

Endorfina

Semelhante à morfina, a endorfina é conhecida como "hormônio da resposta a dor" e atua como um analgésico e sedativo, aliviando dores. Contribui também na diminuição do estresse, tensão e ansiedade, proporcionando consequentemente, a sensação de bem-estar e felicidade.

Dopamina

A dopamina, conhecida como "hormônio da motivação", age no ciclo de recompensa, excitando nosso cérebro a completar tarefas, causando sensação de prazer. A dopamina atua também no controle de movimentos, memória, aprendizado e cognição.

Ocitocina

Também conhecida como o "hormônio do aconchego" e "hormônio do amor", a ocitocina desencadeia empatia e ajuda a criar intimidade, confiança e a construir relacionamentos saudáveis. Pesquisas demonstram que a ocitocina potencializa o desejo sexual feminino e o orgasmo masculino, melhorando a vida sexual do indivíduo.

Logo, não percamos tempo! Não use a pandemia como desculpa, pratique atividade física, dentro ou fora de casa! Mas, claro, com todos os cuidados necessários para se protegerem do corona vírus. Caminhem, nadem, dancem, brinquem e sorriem! Vamos estimular a liberação desse "quarteto fantástico", viver melhor e nos sentirmos mais belos!

Rachel Moraes

CREF:1760-G/PA

Sinek, S. (2016a). Líderes se servem por último. São Paulo, HSM Educação Executiva.