Dia D de vacinação neste sábado, em Belém

A vacinação contra a gripe e a covid-19 ser√° realizada em v√°rios pontos da cidade, entre UBS e shoppings centers

Vários postos de vacinação estarão espalhados pela cidade | Divulgação/Agência Belém

Vários postos de vacinação estarão espalhados pela cidade | Divulgação/Agência Belém

"O Dia D √© uma estrat√©gica importante para que a gente possa avançar na imunização da população de Bel√©m, contra a gripe, a covid. Queremos convidar todas aquelas pessoas, que pertencem aos grupos priorit√°rios recomendados pelo Minist√©rio da Sa√ļde, que ainda não se vacinaram, para comparecer a um dos nossos postos de vacinação neste dia D", diz a coordenadora da Imunização em Bel√©m, Nazar√© Athayde.

A Prefeitura de Bel√©m, por meio da Secretaria Municipal de Sa√ļde (Sesma), promove, neste s√°bado, 27, o dia D da Vacinação contra a gripe e covid. A imunização estar√° dispon√≠vel em postos instalados em shoppings da capital paraense, de 10h às 17h, e tamb√©m, em outros pontos estrat√©gicos, de Bel√©m e dos distritos, de 8h às 12h. As vacinas que serão ofertadas para a população nesses locais, são os imunizantes Pfizer bivalente e Conoronavac monovalente contra a covid-19 e o imunizante contra a gripe influenza.

Pfizer bivalente

A Pfizer bivalente é exclusiva para grupos prioritários, a partir de 12 anos de idade. Deve ser tomada por idosos, imunocompremetidos, gestantes e puérperas, com intervalo de seis meses entre as doses.

Os outros grupos priorit√°rios devem observar o intervalo de um ano entre as doses: trabalhadores da sa√ļde, pessoas com comorbidades, pessoas com defici√™ncia permanente, ind√≠genas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, funcion√°rios do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua, pessoas vivendo em instituições de longa perman√™ncia e seus trabalhadores.

Coronavac monovalente

A vacina monovalente √© direcionada a pessoas de cinco a 59 anos de idade que não fazem parte dos grupos priorit√°rios e que precisam iniciar ou completar o esquema vacinal de duas doses.

Influenza

A Sesma reforça que pode se vacinar contra a gripe todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mas segue o chamado tamb√©m para os grupos priorit√°rios definidos pelo Minist√©rio da Sa√ļde como gr√°vidas, pu√©rperas, idosos (60+), trabalhadores da sa√ļde e educação, ind√≠genas, pessoas com defici√™ncia, pessoas com doenças crônicas e condições cl√≠nicas especiais, policiais civis, bombeiros e forças armadas, motoristas e cobradores, portu√°rios e caminhoneiros.

A vacina de 2023 produzida pelo Instituto Butantan protege contra tr√™s v√≠rus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, complicações e a mortalidade causada por esses tr√™s v√≠rus respiratórios, cuja circulação aumenta no per√≠odo chuvoso, entre os meses de novembro e maio.

Para vacinar √© importante apresentar a carteirinha de vacinação e um documento oficial com foto.

Veja onde se vacinar:

Hor√°rio de funcionamento: das 8h às 12h

  • Ubs de Icoaraci- R. Manoel Barata, 480;
  • Ubs de Outeiro- R. São Jos√© - Vila São João do Outeiro;
  • Complexo do Jurunas- R. Eng. Fernando Guilhon, 395;
  • Espaço Social e Cultural Casa Pombo- R. Tr√™s de Outubro, 78, entre Liberato de Castro e Ezeriel Mônaco de Matos;
  • Solar da Beira- Av. Portugal, s/n - Campina;
  • Praça Matriz de Mosqueiro- Vila de Mosqueiro;
  • Supermercado Paulista (Mosqueiro)- R Variante, 140, Bairro: Porto Arthur (Mosqueiro).

Shoppings Centers: das 10h às 17h

  • Shopping Boulevard - Av. Visc. de Souza Franco, 776 - Reduto;
  • Shopping P√°tio Bel√©m- Tv. Padre Eutiquio, 1078 - Batista Campos;
  • Shopping Bosque Grão-Par√°- Av. Centen√°rio, 1052 - Mangueirão;
  • IT Center- Av. Sen Lemos, 3153 - Sacramenta;
  • Shopping Castanheira- Rodovia BR-316, km 01 - Castanheira.