Carnaval 2024: como confeccionar fantasia sustentável?

O clima de Carnaval já se faz presente e, com ele, surge a animação para a preparação das tão aguardadas fantasias.

Carnaval 2024: como confeccionar fantasia sustentável?
O clima de Carnaval já se faz presente e, com ele, surge a animação para a preparação das tão aguardadas fantasias. Nas ruas e nos lares, a empolgação toma conta das pessoas, e a corrida para confeccionar os trajes perfeitos ganha ritmo. O bom de tudo isso é que é possível entrar no espírito carnavalesco sem gastar fortunas. Mesmo com a abundância de materiais criativos disponíveis online e em lojas físicas, muitos estão optando por produzir suas fantasias de maneira econômica e sustentável.Desde customizações simples em peças do guarda-roupa até a utilização de itens recicláveis, a diversidade de opções permite que a criatividade floresça sem comprometer o bolso. O Carnaval, assim, se revela como uma celebração não apenas de festa, mas também de criatividade e economia.

"Você pode customizar um jeans, ou uma camiseta, com aviamentos, como fitas coloridas, pedrarias, paetês, correntinhas e até mesmo retalhos de tecidos coloridos como cetins, filós, dentre outros. É possível criar looks em casa, costurando a mão, em máquina ou usando colas específicas para tecidos, lantejoulas, silicone ou cola quente. Também é possível fazer acessórios, adereços como tiaras e EVAS brilhosos", ensina a professora do curso de Moda da Estácio FAP, estilista e figurinista Alcimara Braga. Para quem mora em Belém, os materiais podem ser encontrados em lojas do Centro Comercial da cidade.

Segundo Alcimara, o look pode ficar pronto em até uma hora ou levar um dia inteiro dependendo da complexidade e criatividade do folião."Fantasias criativas e originais são a aposta no Carnaval. Podem ser prontas ou personalizadas. Franjas, laços, peças metalizadas, tecidos como lamê e tramas brilhosas estão em alta. Chapéus, máscaras, tiaras, óculos e outros acessórios são muito procurados. Os bloquinhos podem apostar em inspirações folclóricas, lendas Amazônicas e seres da natureza", recomenda a estilista.SustentabilidadeQuando o assunto é cuidado com a natureza e preservação do meio ambiente, a professora Alcimara Braga destaca que vale a pena investir em fantasias sustentáveis, usando técnicas como upcycling e customização. "Você pode reutilizar roupas antigas para criar fantasias exclusivas e temáticas. Reaproveitar materiais, como papelão, garrafas plásticas e jornais, para criar acessórios, como brincos, colares e tiaras", ensina.

"É importante o uso de tecidos com fibras naturais. Algodão orgânico, bambu, juta e linho são sustentáveis. Crie acessórios com elementos encontrados na natureza como sementes, conchinhas, cipós, dentre outros", comenta a estilista.

Para Alcimara Braga, é possível ter inspirações na fauna e flora amazônica, incentivando a responsabilidade e respeito pela floresta. "Também crie fantasias com inspirações na cultura local e seus símbolos, valorizando a identidade e diversidade amazônica. Use maquiagens feitas com ingredientes naturais e livres de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. É interessante o revezamento de fantasias com amigos e familiares, evitando o consumo desnecessário de novas peças", defende. "Crie fantasias com materiais biodegradáveis, como folhas secas e flores, que podem ser compostados após o uso. Seja autêntico, criativo e sustentável", declara a professora da Estácio.