Influenciadoras digitais: conheça Dayenne de Jesus, ela superou a vergonha e alcançou milhares de seguidores em Belém

"É uma luta diária que vence preconceitos e estereótipos!"

Foto Reprodução: Arquivo Pessoal - Dayenne

Foto Reprodução: Arquivo Pessoal - Dayenne

O mês de março é considerado o mês da mulher, dia 8 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. De acordo com a professora Márcia Fernandes, licenciada em Letras, no dia 8 de março de 1917 milhares de mulheres se reuniram no protesto na Rússia que ficou conhecido como "Pão e Paz". Elas lutaram por melhores condições de trabalho e de vida!

106 anos depois, as mulheres vêm alcançando cada vez mais seu espaço no mercado de trabalho e tendo melhores condições de vida. É uma luta diária que vence preconceitos e estereótipos!

Dayenne de Jesus Santana de Oliveira, de 22 anos, é de Belém do Pará, cursa o 7° semestre de Nutrição e falou com a gente sobre sua atuação como influencer digital.


A jovem, que começou a se aventurar na internet, deixou a vergonha de lado e viu o número de seguidores subir em suas redes sociais. Atualmente Dayenne tem cerca de 29 mil seguidores no Tiktok e um pouco mais de 13 mil no Instagram.

Em entrevista, a influenciadora respondeu algumas perguntas importantes sobre temas atuais relacionados às mulheres, que você acompanha a seguir.

1- Que mulher é ou foi sua maior inspiração? E por quê?

Dayenne: Sem dúvida alguma eu tenho duas mulheres que foram e são as minhas inspirações, minha mãe e a minha avó.

Primeiro a minha avó que sempre foi batalhadora pra conseguir as coisas dela desde novinha, separada do meu avô e com 4 filhas para criar, todas são formadas hoje em dia. Dona de uma loja que começou quando ela vendia enfeites de cabelo de porta em porta, sempre batalhando pra conseguir o dinheirinho dela. Segundo minha mãe, que não muito diferente da minha avó, sempre trabalhou desde cedo pra adquirir as coisas, trabalhando não só em casa com os deveres domésticos, mas também na loja junto com a minha avó, nunca deixou faltar nada e sempre me apoiou nas minhas decisões, mesmo que ela não concordasse, sempre me deixou fazer as minhas próprias escolhas, me incentivando sempre a ser independente e me auxiliando nas melhores decisões.


2- Falando em mulheres inspiradoras. Como você define a figura da mulher? Ser mulher é...

Dayenne: Ser mulher é ser força, é ser frágil mas também ter um coração de aço, é lutar pelo que acredita. Ser mulher é ser alguém que carrega na sua essência a luz da vida, é ser filha, mãe, amiga e companheira, é ser mais forte do que os olhos podem ver, ser mulher é um dos grandes desafios diários que fazem parte do nosso dia a dia.

3- Hoje a mulher ocupa 20% a menos do mercado de trabalho em relação aos homens. Você acha que ainda existem barreiras sobre a mulher ocupar cargos de alta posição no Mercado?

Dayenne: Com toda certeza. Mesmo com todos os desafios, nos últimos anos podemos observar os avanços e a superação das profissionais mulheres para que pudessem ocupar posições de liderança. Mas ainda assim, existem muitas barreiras que precisam ser quebradas para que as mulheres possam avançar ainda mais.

Por esse motivo, é muito importante dar as mulheres ferramentas e confiança para acreditarem em si e em seus sonhos, divulgando sempre a importância da equidade de gênero, é possível mudar esse cenário e passar a ver cada vez mais mulheres na liderança.

4- Que mensagem você deixaria às mulheres que almejam o sucesso profissional e pessoal?

Dayenne: Seja uma mulher independente, acredite nos seus sonhos e no seu potencial, se ficar muito difícil, não desista, seja determinada e foque nos seus objetivos de vida. A mudança começa a partir da sua determinação, que é a chave para quem quer conquistar o seu espaço cada vez mais na sociedade.