Mulheres da Grande Belém participam de programação sobre empregabilidade e curso profissionalizante

Edinalda Carmo foi ao Portal do Trabalhador para atualizar o cadastro de emprego e aproveitou para participar da programação sobre empregabilidade

Edinalda Carmo foi ao Portal do Trabalhador para atualizar o cadastro de emprego e aproveitou para participar da programação sobre empregabilidade

A Prefeitura de Belém promoveu na manhã desta quarta-feira, 29, no Portal do Trabalhador, uma programação destinada a mulheres. Além de promover a palestra: Empregabilidade Feminina, foram disponibilizadas às trabalhadoras 60 vagas de cursos profissionalizantes de atendente de farmácia e operadora de caixa.

Parceria - A programação faz parte das atividades da Prefeitura de Belém, promovidas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), através da Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seaster), durante o mês de março.

"Ontem fizemos essa palestra na Usina da Paz da Terra Firme, indo até as mulheres daquele bairro, e hoje estamos promovendo essa conversa na própria sede do Portal do Trabalhador, mediante convite comunitário e também àquelas cidadãs que são cadastradas em nosso Sine", explicou a organizadora da ação pela Secon, Sindy Fonseca Teixeira.

Segundo a gerente de intermediação de mão de obra da Seaster, Maura Rezende, as palestras são voltadas para mulheres que estão em busca de se inserir no mercado de trabalho e com o objetivo de facilitar seu acesso e cadastro no Sistema Nacional de Emprego, como no aplicativo Sine Fácil. "Nós todos somos vinculados ao Ministério do Trabalho, por isso, juntamos as ações do Sine Pará e Sine Belém para conjuntamente fortalecermos a empregabilidade na nossa região", explica a gerente.

Atualização acessível

Marlucy Brito, de 32 anos, é mãe solo e trabalha informalmente com vendas de roupas. A trabalhadora particpou da palestra a convite de uma agente comunitária do bairro do Guamá e ficou surpresa com as informações. "Soube de muitos cursos online e gratuitos que nem imaginava que poderia ter acesso. Para mim, que é difícil sair de casa, é muito mais acessível", contou a vendedora.

Edinalda Carmo foi ao Portal do Trabalhador para atualizar o cadastro de emprego, acabou ficando para a palestra e, ainda por cima, se inscreveu no curso de operadora de caixa, organizado pelo Portal, em parceria com o Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia (Ietaam). "Já tenho experiência como operadora de caixa, mas já faz muito tempo e preciso me atualizar, com certeza vou fazer esse curso pelo Portal do Trabalhador", afirmou Edinalda.

Serviço – O Portal do Trabalhador está localizado na travessa Quintino Bocaiúva, Nº 669, esquina com a Avenida Nazaré, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h. Os contatos podem ser feitos pelo telefone: (91) 99991-6886.

Texto:

Roberta Corrêa