Mais de 40 mil fiéis participaram da Romaria de Nossa Senhora de Nazaré em Castanhal

As ruas do município foram invadidas por fiéis

As 11h a procissão encerrou com a chegada da imagem ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Dom Carlos comparou a procissão a um rio de pessoas. (Patrícia Baía)

As 11h a procissão encerrou com a chegada da imagem ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Dom Carlos comparou a procissão a um rio de pessoas. (Patrícia Baía)

A 24ª Romaria de Nossa Senhora de Nazaré iniciou as 6h da manhã de domingo (16) com a saída da imagem peregrina da igreja Matriz de São José até a Catedral Santa Maria mãe de Deus, onde foi realizada uma missa campal celebrada por Dom Raimundo Possidônio, bispo coajudor de Bragança.

A duração da missa foi de cerca de duas horas e milhares de fiés acompanharam dentro e do lado de fora do pátio da Catedral. " Estou muito emocionada por estar aqui. Agradeço à Nossa Senhora pela vida e pela saúde. Estar de volta é um dos melhores sentimentos", disse a dona de casa Cláudia Santos, moradora de Santa Maria de Pará.

Após dois anos de suspensão por conta da pandemia da covid-19, os devotos de Nossa Senhora estavam saudosos da Romaria que reúne católicos da região nordeste do estado. E um dos momentos mais emocionantes foi quando a imagem foi colocada na berlinda que é conduzida por uma réplica da Maria Fumaça, um dos cartões postais do município. "Agora vamos orando e cantando com ela a nossa mãe", disse Ellem Souza, da Guarda de Nossa Senhora.

Ás 9 horas, teve início a procissão onde os romeiros caminham por cerca de 10 quilômetros até o Santuário Nossa Senhora de Nazaré, na vila do Apeú.

Ao longo do percurso, muitas pessoas pararam seus carros para fazer doação de água para os que caminhavam na procissão. Para eles, uma forma de agradecer e homenagear Nossa Senhora.

A Romaria deste anos foi uma das maiores já realizadas. Cerca de 40 mil pessoas participaram,

E quando a procissão chegou a vila centenária do Apeú encontrou ainda mais fiéis à espera de Nossa Senhora. Fernanda Santiago estava com uma casa de isopor na cabeça e queria agradecer pela graça alcançada.

Féis aguardavam por Nossa Senhora de Nazaré na escadaria do SantuárioFéis aguardavam por Nossa Senhora de Nazaré na escadaria do Santuário (Patrícia Baía)

"Eu pedi a ela a minha casa e esse ano mesmo ela me atendeu e já estou morando nela. Então eu vou vir todos os anos com uma casa na cabeça para agradecer a ela", disse a comerciante.

As 11h a procissão encerrou com a chegada da imagem ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Dom Carlos, bispo da Diocese de Castanhal, deu a benção final e comparou a procissão a um rio de pessoas. "Este é um verdadeiro rio de pessoas que deixaram as suas casas para conduzir a mãe de Deus até a sua casa. Pessoas que vieram ao encontro de Maria e de Jesus", disse o bispo.