Jatinho aparece em radar com mensagem para Jair Bolsonaro: "BOZO2022"

O voo decolou de Jundiaí e cruzou o nível cerca de 12 mil metros de altitude com a mensagem

 Inscrição não passou desapercebida no sistema | Reprodução

Inscrição não passou desapercebida no sistema | Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (19), quem observou as plataformas de rastreamento de voos como o FlightRadar24 pode se deparar com uma aeronave Phenom 300 de matrícula PP-WLP emitindo através de seu transponder a mensagem "BOZO2022", certamente em referência ao atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro. O voo decolou de Jundiaí e cruzou o nível de voo FL400 (cerca de 12 mil metros de altitude) no sentido norte.

Vale lembrar que, em outubro desse ano, os eleitores de todo o Brasil irão às urnas escolher representantes para Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

E neste caso, provavelmente, se trata de um apoiador do presidente Bolsonaro.

| Reprodução

Segundo informação pública do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave é um Embraer 505 (Phenom 300), de número de série 50500092 e fabricado em 2012. Está registrado em nome do pecuarista Antonio Lucena de Barros, no entanto, não é possível informar quem está a bordo. O histórico de voos da aeronave pode ser verificado neste link.

Os aplicativos de rastreamento de voos reproduzem em destaque sempre o chamado Flight ID, que é o código de identificação de voo. Este código alfanumérico é usado para facilitar a identificação das aeronaves comerciais.

No Brasil, atualmente, não existe nenhuma legislação que exija que o Flight ID seja igual o indicativo de chamada, já que esta tecnologia é relativamente nova e o uso de transponders mais novos ou com tecnologia ADS-B não são ainda obrigatórios no país.