Atriz paraense que viveria protagonista da novela Véu de Noiva morre de câncer no Rio aos 88 anos

Fotos: Reprodução/Internet

Fotos: Reprodução/Internet

A atriz paraense, Thereza Amayo, que morreu no início desse ano, em sua casa, no Rio de Janeiro, vítima de câncer, ganhou uma publicação especial de Sebastião Uellington, colunista do canal TV História, destacando um capítulo da vida da atriz que pouca gente sabia: a de que ela seria a protagonista da novela Véu de Noiva, mas que no último instante foi trocada por Regina Duarte, fato este que a deixou profundamente magoada.

"Tudo estava pronto para eu começar a gravar, mas a Regina Duarte acabou ganhando o papel. Fiquei tão magoada que não aceitei o papel principal de Verão Vermelho", revelou a atriz ao jornal O Globo, na edição de 8 de julho de 2001.


Thereza Amayo nasceu em Belém do Pará no dia 13 de julho de 1933. Ela era viúva do teatrólogo e ator Mario Brasini (1921/1997) e, estreou na TV na década de 1950, sendo uma das primeiras atrizes contratadas pela emissora carioca. Em 1969, ano da novela Véu de Noiva, Amayo recebeu a notícia que estaria de fora do papel principal do folhetim, que celebraria nova fase da dramaturgia brasileira. A emissora apostou em Regina Duarte, oriunda da TV Excelsior de São Paulo e embalada pela publicidade.


A atriz paraense, contudo, seguiu em frente e fez inúmeros trabalhos e participações em séries e programas como Carga Pesada, Sítio do Pica-pau Amarelo, Caso Especial e Caso Verdade. Em 1987, Thereza foi contratada pela Rede Manchete, onde trabalhou na novela Carmem, folhetim assinado por Glória Perez, no qual ela viveu a dona de casa Rosimar, que contraia o vírus HIV, durante transfusão de sangue, após sofrer um acidente automobilístico. Outros trabalhos da atriz foram em Memorial de Maria Moura (1994), Senhora do Destino (2004) entre muitos outros.


Tragédia – A vida da atriz voltaria a ser abalada com a tragédia familiar, em 2004, quando ela perdeu a filha Lyz Amayo, o genro Antônio D"ávila e o neto Gianluca, que morreram vítimas de um maremoto que atingiu a Tailândia, onde Lyz era diplomata e trabalhava como conselheira na Embaixada Brasileira naquele país. A atriz ainda voltaria a atuar na TV, na novela Um Lugar ao Sol, mas precisou deixar as gravações por conta da saúde. Thereza Amayo morreu dia 24 de janeiro deste ano, em sua casa no Rio de Janeiro, deixando dois filhos e uma neta.



Fonte: Coluna Sebastião Uellington