Suzana Vieira completa 80 anos de idade: reveja os personagens que marcaram sua história

Instagram/Reprodução

Instagram/Reprodução

Nesta terça-feira, 23, a atriz Susana Vieira, uma das importantes atrizes da dramaturgia brasileira completa 80 anos. Com uma carreira de sucesso, Susana Vieira atuou em grandes e importantes produções brasileiras ao longo de seus 60 anos de profissão.

Sônia Maria Vieira Gonçalves, nome de batismo de Susana, nasceu em São Paulo, no dia 23 de agosto de 1942. Estreou na televisão em meados de 1962, a Rede Tupi e da TV Excelsior até chegar na RecordTV, onde foi alçada ao posto de protagonista e ganhou status de maior estrela da emissora. Já em 1970, ela migra para a TV Globo onde permanece contratada até os dias de hoje.

Por isso, em comemoração aos seus 80 anos, o Portal Roma News te relembra os icônicos personagens que a atriz interpretou em novelas, ao longo de sua carreira na teledramaturgia:

-1976: Nice (Anjo Mau)

A personagem Nice, uma das protagonistas, é filha adotiva de uma família pobre. Ambiciosa, não se conforma em trabalhar como operária e balconista, sendo sempre despedida por displicência. Ela consegue uma vaga como babá na casa de uma família de classe alta onde seu pai é motorista e passa a cuidar do bebê Edinho, o filho de Stela (Pepita Rodrigues), uma das herdeiras.

As atitudes de Nice são sempre criticadas por sua mãe adotiva Alzira (Wanda Lacerda), que a hostiliza constantemente. Ao longo da trama, descobre-se o motivo: Nice é a filha verdadeira de Alzira, fruto de um estupro praticado por Onias (Átila Iório). Alzira acaba assassinando o pai biológico da filha, por se cansar de suas chantagens e por medo de que ele faça algum mal à sua família. Nice, depois de finalmente conquistar Rodrigo, morre no parto, após dar à luz.

– 1985: Renata (Sonho a mais)

Irmã de Orlando Aranha (Fulvio Stefanini) e casada com um homem muito mais velho que ela, Guilherme Menezes (José Lewgoy). Sempre foi manipulada pelo irmão, inclusive na escolha do marido. A intenção era que sempre agisse de acordo com os interesses dele, em função dos negócios. É uma mulher elegante, interessante e presente nas colunas sociais. Seu grande objetivo é colocar as mãos na herança de Volpone (Ney Latorraca).

Reprodução/Memória Globo

– 1986: Amanda (Cambalacho)

Amanda era esposa de Rogério (Cláudio Marzo), irmã de Andréia (Natália do Vale) e de Wanderley (Roberto Bonfim) e cunhada de Antero (Mário Lago) e Cecília (Rosamaria Murtinho). É uma mulher bonita, elegante e plenamente realizada. Profissionalmente, é inteligente, feliz, empreendedora, dedicando-se a administrar o Physical, idealizado por ela.

(Foto: Divulgação)

– 1993: Rubra Rosa (Fera Ferida)

Rosa era esposa de Numa (Hugo Carvana), mãe de Áureo Poente (Cláudio Fontana) e amante de Demóstenes (José Wilker), o arquirrival de seu marido. Rubra Rosa é uma mulher com muita disposição, principalmente para dar ordens ao marido e impor suas vontades ao filho. A seu ver, Áureo deve esquecer definitivamente essa história de namorar Sigfrida (Deborah Evelyn), a filha da costureira Margarida (Arlete Salles), e tratar de se casar com a filha de um fazendeiro rico, ajudando a resolver o problema financeiro da família.

(Foto: Divulgação)

– 1996: Ana (A próxima Vítima)

Ana era uma mulher trabalhadora, dona de uma cantina italiana que é amante de Marcelo (José Wilker), um mau caráter com quem tem três filhos: Carina (Débora Secco), Sandrinho (André Gonçalvez) e Giulio (Eduardo).

Foto: Divulgação)

– 1997: Branca (Por Amor)

Grande vilã de "Por Amor", Branca Letícia de Barros Mota, personagem de Susana Vieira na trama de Manoel Carlos, ficou conhecida pelas frases ácidas, celebradas pelo público.

(Foto: Divulgação)

– 2003: Lorena (Mulheres Apaixonadas)

É uma ricaça carioca, dona de escola, além de ter sido professora de História. Ela se apaixona por um garotão, o Expedito.

– 2004: Maria do Carmo (Senhora do Destino)

Na novela, Maria do Carmo foi sozinha com os filhos para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Em meio a um conflito perdeu sua filha Lindalva (Carolina Dieckmann), que fora "roubada" por Nazaré (Renata Sorrah).

Mesmo diante da dor e das dificuldades, Maria do Carmo torna-se uma empresária de sucesso, sem deixar de lado a felicidade dos filhos e a busca para reencontrar a filha.

– 2007: Branca (Duas Caras)

Na trama, Branca descobre, após a morte do marido, que ele tinha outra companheira, Célia Maria (Renata Sorrah), mãe de Clarissa (Bárbara Borges), uma jovem que tentava prestar vestibular, mesmo lidando com sua dificuldade pela dislexia.

(Foto: Divulgação)

– 2013: Pilar (Amor à Vida)

Pilar era uma dermatologista mãe de seus dois filhos: Paloma (Paolla Oliveira), que acaba de entrar na faculdade de medicina, e Félix (Mateus Solano), filho mais velho que não mostra aptidão para seguir a mesma carreira que a família.