Gastronomia paraense ganha site com delícias e receitas

Gastronomia paraense ganha site com delícias e receitas

Uma ideia surgida em aula da faculdade, depois transformada em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), levou a jornalista paraense Rosiane Rodrigues à realização de um sonho: a criação do site Gastronomia Paraense (gastronomiaparaense.com), com receitas, reportagens, entrevistas e colunas de chefs renomados que mostram toda a riqueza da culinária da Amazônia.

Inspirado na paixão de Rosiane pela culinária do Pará, o site vem alcançando um público cada vez maior. Também produzem conteúdo para a plataforma digital interativa e para as redes sociais do Gastronomia Paraense as jornalistas Ana Luiza Imbelloni e Fernanda Cavalcante. Gastronomia – Rosiane defende a valorização da gastronomia regional como forte referencial da cultura paraense. Ela conta como surgiu a ideia do site. "Eu acabei me apaixonando pela parte da criação de sites em uma aula na faculdade. Fiquei encantada e então optei por fazer um de gastronomia porque eu amo comer a comida da nossa região. Amo o Pará, amo as frutas, os temperos, os cheiros e por isso quis falar da culinária daqui, de toda a nossa riqueza", afirmou.

Para Rosiane, é importante dar visibilidade à gastronomia paraense. "Não deixar isso apenas nas mãos de pessoas de fora da nossa região. Esse foi um dos intuitos do site", falou.

A jornalista disse que, durante suas pesquisas antes da construção do site, não encontrou muitas páginas paraenses que falem da gastronomia local. "Não tinha um lugar em que eu pudesse me aprofundar e encontrar as informações necessárias. Somos o coração do mundo em termos de culinária, turistas do mundo todo vêm até aqui para experimentar os sabores e as comidas da nossa região, da Amazônia, e eu achei as informações muito soltas quando fui atrás", expôs Rosiane.A jornalista celebra a boa recepção do site pelo público, por chefs consagrados e iniciantes, o abraço das pessoas à proposta e as vivências e experiências que o projeto tornou possível.

"Graças a Deus, o projeto foi muito abraçado pelos agentes da gastronomia. Tanto chefs profissionais quanto amadores receberam muito bem o site e isso é muito importante para a valorização da cultura e para passar receitas e ensinamentos através de gerações. Uma prova disso é que três chefs atuam como colunistas no site e temos também um quadro em vídeo, o "Bate-papo saboroso", que recebe a visita das mais variadas pessoas para prepararem seus pratos e que nos dão muito carinho e apoio", relatou.

Rosiane Rodrigues destacou a importância que a gastronomia paraense tem nos contextos nacional e internacional, mas chamou a atenção para a necessidade de maior valorização da culinária pelos próprios paraenses. "Da feita que um turista pega um cruzeiro ou um avião de fora do país ou dos grandes centros econômicos do Brasil só pra provar as comidas daqui, ele já está valorizando a nossa culinária. Mas acho que mais paraenses deviam valorizar mais a nossa gastronomia e enxergar a riqueza que ela tem de representatividade cultural, tanto aqui na nossa região quanto no mundo", concluiu.

Serviço:

Site: https://www.gastronomiaparaense.com/

Facebook: https://m.facebook.com/gastronomiaparaense/

Instagram: https://www.instagram.com/gastronomiaparaense_/?igshid=s0d7e9t2gv1h

Twitter: https://twitter.com/gastronomiapa

YouTube: https://www.youtube.com/c/GastronomiaParaense

Telegram: https://t.me/gastronomiaparaense

Fonte: portal Leia Já