Meu pet deverá ser vacinado contra a Covid-19?

Meu pet deverá ser vacinado contra a Covid-19?

O novo coronavírus é capaz de infectar não somente o seres humanos, mas uma ampla gama de espécies, como gatos, cachorros e outros animais domesticáveis. Portanto, poderá ser necessário vacinar seu pet contra a Covid-19 no futuro.

Em um editorial para a revista médica Virulence, cientistas da University of East Anglia (UEA), Earlham Institute e da University of Minnesota afirmaram que a evolução contínua do vírus em animais e a transmissão para humanos “representa um risco significativo de longo prazo para a saúde pública”.

Apesar das pesquisas até o momento apontarem que os sintomas em animais domésticos são leves e não haver casos conhecidos de transmissão de cães e gatos para humanos, leva-se em consideração as possibilidades.

“Se a contaminação de animais pelo coronavírus é possível, então não é "impensável" a necessidade de uma vacinação para alguns animais visando uma possível propagação do vírus”, diz Cock van Oosterhout, professor de genética evolutiva da UEA e um dos autores do editorial.

“A evolução contínua do vírus em hospedeiros animais reservatórios, seguida por eventos de spillback [contágio] em hospedeiros humanos suscetíveis representa um risco significativo a longo prazo para a saúde pública”, apontam os cientistas no Editorial. Ou seja. os animais são infectados, servem como hospedeiros para a mutação do vírus que depois podem contaminar humanos.

Continua após a publicidade