Torcedores do Flamengo provocam Paysandu na internet

Após críticas do técnico Hélio dos Anjos ao jogo do Flamengo no Estádio do Mangueirão, redes sociais se tornam palco de disputa acirrada, inclusive com manifestações de xenofobia e ataques virtuais.

No topo da imagem, um dos comentários xenofóbicos feitos por torcedores rubro-negros em uma postagem no perfil oficial do Paysandu no Instagram. | Reprodução/Instagram @paysandu

No topo da imagem, um dos comentários xenofóbicos feitos por torcedores rubro-negros em uma postagem no perfil oficial do Paysandu no Instagram. | Reprodução/Instagram @paysandu

ALei Nº 9.459/97 prevê o crime de xenofobia, enquadrando aqueles que pratiquem, induzam ou incitem discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A legislação estabelece que a prática de xenofobia pode resultar em reclusão de um a três anos, além de multa.

Apesar disso, não é raro que as redes sociais sejam tomadas por insultos, provocações, ameaças e ataques virtuais com base nas origens nacionais ou étnicas de um indíviduo ou grupo de pessoas. No mundo do futebol, essa situação também se repete de tempos em tempos.

CONTEÚDO RELACIONADO

Dessa vez, a polêmica gerada pelas fortes críticas do técnico do Paysandu, Hélio dos Anjos, ao jogo do Flamengo em Belém, na próxima quarta-feira (31), repercutiu entre os torcedores do clube carioca, resultando em uma invasão de comentários nas redes sociais do clube paraense e do próprio treinador. Alguns desses comentários ultrapassaram os limites, adotando um tom xenofóbico.

Entre as manifestações xenofóbicas, alguns torcedores do Flamengo se referiram aos torcedores bicolores como "índios", como o usuário identificado como @marcelosilvad93, que postou: "Tô achando engraçado os torcida de índios do Paysandu querendo forçar rivalidade com a elite do Brasil ????????????".

Além disso, Hélio dos Anjos também foi alvo de ofensas com base no etarismo, sendo chamado de velho em meio a um acalorado bate-boca virtual entre bicolores e rubro-negros.

O treinador do Papão usou o próprio perfil oficial no Instagram para responder aos ataques pessoais, recebendo o apoio de muitos torcedores bicolores nos comentários.

O episódio reflete a tensão que muitas vezes permeia o ambiente virtual durante confrontos esportivos, destacando a importância do respeito e da civilidade nas interações on-line.

Vale ressaltar que a manifestação de xenofobia não apenas viola os princípios éticos, mas também pode ter sérias consequências legais para os autores desses comentários ofensivos.