Lula sanciona projeto em que Delegacias da Mulher irão funcionar 24h por dia, inclusive domingos e feriados

Projeto foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também sancionou o programa de combate ao assédio sexual

Delegacias da mulher devem funcionar 24 horas por dia (Polícia Civil de São Paulo)

Delegacias da mulher devem funcionar 24 horas por dia (Polícia Civil de São Paulo)

As delegacias da mulher em todo o Brasil devem funcionar 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados. Nas cidades onde não há uma delegacia especializada para esse público, o atendimento deverá ser feito em uma delegacia comum, de preferência por uma agente especializada. É o que prevê lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (4).

Conforme o texto publicado, os policiais precisam passar por treinamento para acolhimento das vítimas "de maneira eficaz e humanitária". Além disso, essas unidades especializadas devem disponibilizar um número de telefone ou uma forma de contato eletrônico para acionamento imediato da polícia em casos de violência contra a mulher.

Lula também sancionou um outro projeto, que cria o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual em órgãos públicos. O texto prevê a capacitação de profissionais, produção de campanhas educativas e criação de ações e estratégias para a prevenção e enfrentamento do assédio sexual.