Mulher de ex-senador fala sobre o Dia Internacional da Mulher
As mulheres ainda enfrentam diversas dificuldades na sociedade brasileira, sejam elas na política, no mercado de trabalho. Desde a falta de apoio em casa até o preconceito e os obstáculos criados apenas em razão do gênero, as mulheres que pretendem entrar para o mundo dos negócios ou da política têm um longo caminho pela frente, mas o espaço para elas existe.
E a nossa conversou com Solange Couto, que compartilhou um pouco sobre sua história com esposa do ex-senador Mario Couto, que concorreu ao senado nas eleições pelo PL em 2022, Solange tem 48 anos é do Arquipélago do Marajó, mas preciso da cidade de Soure, um dos belos encantos que tem no Estado do Pará, no entanto que foi até homenageada no carnaval de 2023, pela Agremiação Paraíso Tuiuti.
Para falar de mulheres maravilhosas e de como é ser mulher e os seus desafios na sociedade brasileira, a nossa equipe teve um bate papo com Solange Couto, uma mulher emponderada, política e amorosa, confira aqui!
Para você o que é ser mulher?
Para mim ser mulher é ser forte, sábia, dedicada e exemplar.
Qual a importância da mulher na política?
A política está em todos os lugares, principalmente na família, onde os pais ensinam os deveres e obrigações, o respeito, o que é certo e errado aos filhos. A mulher é peça fundamental neste contexto, pois sente na pele todas as necessidades que a família precisa no seu dia a dia. Já conseguimos muitas vitórias, mas precisamos conquistar ainda mais nossos direitos e, somente com a participação na política podemos conseguir.
Os direitos são iguais para homens e mulheres?
Infelizmente os direitos entre homens e mulheres ainda não são iguais, por isso nós mulheres temos que participar da política em maior número para que juntas possamos conquistar mais direitos e igualdade entre homens e mulheres.
Você faz parte de algum projeto que que de visibilidade as mulheres? Se não faz, tem vontade de participar?
Participo de um grupo de amigas, onde temos ideias em comum, prezando sempre pelo bem-estar da família e a ajuda mútua entre nós mulheres.
Como é estar no meio da política?
Sou esposa de um homem público que ocupou vários cargos importantes na política paraense, ele me ensinou tudo o que sei na política, me fez conhecer o ser humano, como vivem os mais humildes e o quanto eles precisam da mão do político. O que me fascina na política é a oportunidade de poder ajudar aqueles que confiam em você. Infelizmente muitos usam da política em prol de si mesmo, por isso a classe política está tão desacreditada, no entanto, no decorrer da vida pública conquistamos muitos amigos leais e que confiam em nossa palavra, algo que damos muito valor. Política é algo bom, quando sabemos usar em benefício da sociedade.