Pará registra 112 casos de varíola dos macacos

A Sespa informou, ainda, que há 6 casos suspeitos sob investigação. Até o momento, apenas uma morte causada pela nova varíola foi registrada no Estado.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sespa), há 112 casos confirmados de Monkeypox no Pará, sendo 78 deles só em Belém. A capital é seguida por Ananindeua, com 19 casos, Santarém (04), Marituba (03), Barcarena (01), Paragominas (01), Marabá (01), Acará (01), Benevides (01), Itaituba (01), Parauapebas(1), e Portel (1). Outros 124 casos foram descartados.

A Sespa informou ainda que há 6 casos suspeitos em investigação. E um óbito confirmado, sendo residente do município de Belém. O acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias de saúde municipais.

A Monkeypox, também conhecida como "varíola dos macacos", é uma doença causada pelo vírus Monkeypox e tem como principais sintomas: erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas e órgãos genitais.

Os sintomas mais frequentes são: febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia. Todas as pessoas que forem expostas ao vírus podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.

A doença é transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem. (Com informações do Ministério da Saúde)

Com informações do Diário do Pará