Política

Bolsonaro confirma mudança em divulgação de boletim do coronavírus, a partir das 22h

Segundo o presidente, balanço diário de casos e mortes pela doença, do Ministério da Saúde, que era feito até as 19h, será divulgado mais tarde para [...]

Imagem de destaque da notícia
Segundo o presidente, balanço diário de casos e mortes pela doença, do Ministério da Saúde, que era feito até as 19h, será divulgado mais tarde para "evitar subnotificações e inconsistências." O presidente Jair Bolsonaro confirmou neste sábado (6) que o governo passou a adotar uma nova sistemática para prestar informações sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus no país, com a divulgação dos números de casos e de mortes pela doença apenas a partir das 22h.

Inicialmente, o boletim era divulgado às 17h. Depois, passou a ser apresentado às 19h. Nos últimos dias, a divulgação começou a ser feita às 22h, sem que o Ministério da Saúde desse uma justificativa para o atraso.

No noite de sexta (5), o presidente se pronunciou pela primeira vez sobre o assunto. Questionado por jornalistas sobre a mudança no horário de divulgação dos balanços, em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse: "Acabou matéria no Jornal Nacional."

Depois, o presidente alegou que o atraso se devia à necessidade de pegar com os estados dados mais consolidados, mas não explicou por que, por mais de 70 dias, foi possível consolidar os dados mais cedo. Ele também não informou por que os números que são divulgados às 22h constam de uma planilha que atualiza dados até as 19h.

Neste sábado, Bolsonaro voltou a falar sobre o assunto, desta vez por meio de uma rede social. De acordo com o presidente, o "Ministério da Saúde adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados ao Covid-19" e optou por divulgar o balanço diário mais tarde para "evitar subnotificações e inconsistências."

"As rotinas e fluxos estão sendo adequados para garantir a melhor extração dos dados diários, o que implica em aguardar os relatórios estaduais e checagem de dados. Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão", informou o presidente.

Mais uma vez, Bolsonaro não explicou por que era possível, antes, consolidar os dados mais cedo.

'Acabou matéria do Jornal Nacional', diz Bolsonaro sobre atrasos na divulgação de dados

Fonte: G1

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis