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Confira o melhor horário para a prática de exercícios físicos

Professor e pesquisador da Universidade Loyola Andaluzia, da Espanha, destaca o hor√°rio ideal para treinar e ter benef√≠cios na sa√ļde.

Por Laura Vasconcelos com Informações do Metrópoles

13/11/2023 às 22:09:39 - Atualizado h√°
A prática de exercícios físicos é grande aliada na longevidade. | Reprodução

A relação entre exerc√≠cios f√≠sicos e sa√ļde √© reconhecida pela ci√™ncia, mas a escolha do hor√°rio pode influenciar os resultados, conforme destaca o professor Rafael Casuso, pesquisador em ci√™ncias da sa√ļde na Universidade Loyola Andaluzia, Espanha, em um artigo para o The Conversation, site especializado em divulgação cient√≠fica.

Casuso explica que o hor√°rio ideal para treinar est√° diretamente relacionado aos objetivos individuais. Com base em uma recente metan√°lise envolvendo nove estudos e 450 participantes, o pesquisador revela que, para controlar o aç√ļcar no sangue e melhorar a sa√ļde cardiovascular, o exerc√≠cio pela parte da tarde se destaca como o mais ben√©fico.

"A atividade f√≠sica à tarde não apenas reduziu significativamente os n√≠veis de triglic√©rides no sangue, mas tamb√©m mostrou ser eficaz no controle da pressão arterial e da diabetes", destaca Casuso.

Al√©m disso, estudos sugerem que o exerc√≠cio à tarde pode ter um impacto mais pronunciado na perda de peso, possivelmente devido à diminuição do apetite observada ap√≥s a atividade f√≠sica no final do dia.

Entretanto, Casuso ressalta que os exerc√≠cios matinais tamb√©m t√™m seus benef√≠cios, especialmente para a sa√ļde mental. A pr√°tica pela manhã est√° associada a melhorias na capacidade de atenção, mem√≥ria e tomada de decisões.

"A escolha do hor√°rio deve levar em consideração os objetivos pessoais, mas √© importante destacar que a flexibilidade de agenda √© crucial. Treinar em qualquer hor√°rio do dia ainda proporciona efeitos ben√©ficos para a sa√ļde", enfatiza o pesquisador.

Casuso aconselha evitar a pr√°tica de atividades f√≠sicas duas horas antes de dormir para não interferir no relaxamento necess√°rio ao descanso. Por√©m, independente do hor√°rio escolhido, incorporar a atividade f√≠sica à rotina di√°ria √© fundamental para promover a sa√ļde e o bem-estar.

Fonte: DOL
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