Governador de MG faz declarações preconceituosas contra o Norte e Nordeste

Governador de Minas fala em fortalecer sul e sudeste em bloco contra as regiões menos favorecidas

Zema fala com tom separatista de duas regiões | Josiane Gonçalves / SEDE MG

Zema fala com tom separatista de duas regiões | Josiane Gonçalves / SEDE MG

O governador das Minas Gerais, Romeu Zema fez declarações xenofóbicas contra as regiões norte e nordeste após entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

A declaração do político aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro se refere ao bloco Cossud (Consórcio Sul-Sudeste), tendo em vista o protagonismo para as regiões, ao invés do norte e nordeste. As informações são do UOL..

O bloco é presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) e Zema defende que o bloco visa fortalecer as duas regiões, que começam a ter prejuízos após aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados. O projeto irá seguir agora para o senado.

"Outras regiões do Brasil, com estados menores em termos de economia e população se unem e conseguem aprovar uma série de projetos. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso", afirma.

"Temos feito o mesmo trabalho com senadores de nossos estados e o que nós queremos é que o Brasil pare de avançar no sentido de que avançou nos últimos anos, de só julgar que o sul e o sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada", justifica.

PEGOU MAL

As declarações de Zema não agradaram em nada a esquerda, que defende as duas regiões. Humberto Costa, senador de Pernambuco diz que o atual governador de Minas é uma exceção a história do estado no cenário do país.

Ivan Valente, deputado federal do PSOL diz que a fala de Zema é classificada como "abjeta e preconceituosa"