Morre em Belém idosa de 102 anos que foi atropelada atropelada

Maria de Lourdes morreu após complicações em decorrência do atropelamento que sofreu no dia 26 de março. | Reprodução/RBATV

Maria de Lourdes morreu após complicações em decorrência do atropelamento que sofreu no dia 26 de março. | Reprodução/RBATV

"Uma mulher ativa, apesar da idade". Era desta forma que os familiares de Maria de Lourdes Soares da Silva definiam a idosa de 102 anos que vivia no bairro da Pedreira, em Belém. Porém, toda a vitalidade que ela cultivou ao longo de seu mais de um século de vida foi gradativamente apagada desde que ela foi atropelada por um veículo na passagem Bom Jardim, no mesmo bairro, no dia 26 de março deste ano.

Internada em estado gravíssimo, ela não resistiu às complicações em decorrência do acidente e morreu por volta das 9h30 da manhã desta terça-feira (18). A informação foi confirmada por familiares.

Maria de Lourdes passou dez dias internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, com um quadro grave de pneumonia, o qual, segundo os familiares, foi provocado pelo trauma causado aos pulmões na ocasião do atropelamento.

Durante o período em que ficou internada, a idosa permaneceu com sérias dificuldades respiratórias, sendo necessário o uso de aparelhos. Em entrevista à RBATV, a neta de Maria de Lourdes, Rosilda da Silva, informou que a avó possuía uma saúde estável antes de tudo acontecer.

"Tudo o que veio a acontecer com ela foi por conta do acidente, (...) ela era uma mulher saudável, uma mulher que andava, que não era dependente de ninguém, uma mulher ativa, apesar da idade", afirmou.

O velório de Maria de Lourdes está marcado para iniciar ainda na tarde desta terça-feira e o sepultamento previsto para a manhã de quarta-feira (19), no Cemitério Parque das Palmeiras, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

RELEMBRE O CASO

Câmeras de monitoramento de um imóvel registraram o exato momento do acidente. O condutor de um veículo de cor branca, modelo Renault Logan, usado para transporte por aplicativo, engatou a marcha a ré, atingiu e derrubou a idosa. Por um instante, a vítima chegou a ficar embaixo do carro. O motorista, identificado como Fernando Luiz da Silva Cordeiro, então, percebe o ocorrido e avança com o automóvel para a frente.

O acidente aconteceu no bairro da Pedreira, no dia 26 de março
???? O acidente aconteceu no bairro da Pedreira, no dia 26 de março |Reprodução

A idosa de 102 anos chegou a ser socorrida e levada para atendimento médico no Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, no Umarizal, porém, foi liberada em seguida e ficou sob acompanhamento em casa. Ela sentia dores pelo corpo, mas nenhuma fratura havia sido detectada, mesmo após exames realizados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua.

O quadro permanecia estável, até se agravar nos últimos dez dias. A família, então, decidiu levar a idosa à UPA da Sacramenta, onde foi constatada uma pneumonia grave, que resultou em sua morte.