Denúncia

Professores colocam folhas de papel na parede para dar suas aulas por falta de lousa em escola de Bonito

Situação ocorre em escola municipal de Bonito, no nordeste paraense. Segundo os professores, o ensino fica prejudicado por conta da situação.

Sem lousa, professores colam folhas de papel na parede para tentar ministrar o conteúdo em escolas no PA. — Foto: Divulgação
Sem lousa, professores colam folhas de papel na parede para tentar ministrar o conteúdo em escolas no PA. — Foto: Divulgação

Professores da Escola de Ensino Infantil Travessa do 5, localizada no município de Bonito, no nordeste do Pará, denunciam a falta de quadro magnético nas salas de aula. Para contornar a situação, folhas de papel são coladas na parede para ministrar o conteúdo.

Segundo a professora Rosane Santos, que dá aula há 17 anos na escola, o problema ocorre em duas salas de aulas que funcionam no horário da manhã.

"Ano passado passamos muita dificuldade para trabalhar nessa escola. Até hoje não instalaram o quadro e estamos trabalhando dessa forma", afirma a docente.

Mesmo improvisando a situação ao colar folhas de papel na parede para não deixar os alunos sem aula, Rosane Santos diz que isso desmotiva professores e alunos.

"Os estudantes se sentem desmotivados, pois na condição que a escola se encontra não é atrativa para eles. Muitos desistiram ou pediram transferência para outras escolas", revela.

A falta de quadros magnéticos nas salas de aula já foi denunciada no Ministério do Público do Pará, na Comarca de Bonito.

Ainda segundo a denúncia, em outras salas há quadros sem condições de uso, por conta da sujeira na lousa.

A Escola de Ensino Infantil Travessa do 5 atende em torno de 36 alunos e tem salas de ensino multisseriadas.

A professora Rosane Santos afirma que os docentes "vêm trabalhando na precariedade. Estamos sem materiais pedagógicos, necessários para um bom desenvolvimento na aprendizagem das crianças", diz.

O g1 Pará entrou em contato com a Prefeitura de Bonito e com a Secretaria municipal de Educação sobre os problemas denunciados pelos professores e aguarda retorno.

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