CRISE NO TRANSPORTE

Frota de ônibus de Castanhal está sucateada

"Esta é uma das piores crises do transporte público", diz secretário.

Reprodução: Imagens do Brasil
Reprodução: Imagens do Brasil

Em reportagem para O Liberal, o secretário municipal da Semutran (Secretaria Municipal de Transporte de Castanhal) falou sobre a situação precária do transporte público do município, a cidade está ficando sem ônibus!

De acordo com Nelson Lemos, a frota de Castanhal está sucateada e a quantidade de veículos disponível vem diminuindo cada vez mais com o passar dos anos. São cerda de 50 mil usuários do transporte público e apenas 23 ônibus para atender a demanda.


"Esta é uma das piores crises do transporte público", disse o secretário.

De acordo com Nelson Lemos, a crise se agravou ainda mais desde o começo da pandemia em 2020. De acordo com ele boa parte destas empresas de transporte público começaram a desmoronar, comprometendo ainda mais a qualidade do serviço.

"Já tivemos uma época que tinha em Castanhal transporte coletivo com central de ar e elevador para cadeirante. Até seis anos atrás eram cem ônibus circulando e hoje a frota é de apenas 23. O tempo passou e ao invés de melhorar, piorou. O transporte urbano passa por uma crise tremenda. Com a pandemia os empresários foram muito prejudicados, porque não tinha tanta gente circulando das ruas e com as empresas paradas os empresários tiveram que diminuir o número de carros circulando, nos primeiros anos da pandemia", contou Nelson Lemos.

O Secretário pontuou vários problemas financeiros com os empresários do setor e havia até dado a ideia de que se unissem em uma cooperativa. De acordo com a reportagem, algumas empresas devem altos valores em impostos para a Prefeitura e não tem como pagar. "Uma delas deve 2 milhões em ISS (Imposto Sobre Serviço) e quando a gente fala em negociar estas dívidas, as empresas dizem que não tem dinheiro nem para pagar os funcionários direito. Esta é uma das piores crises do transporte público", disse Nelson Lemos.

Outro fator primordial para a crise dos transportes públicos em castanhal foi a chegada dos aplicativos de transporte de passageiros, a Semutran aponta que existem em Castanhal cerca de 700 motouber, 355 mototaxis e 200 taxis.

"Temos ainda uma grande dificuldade em fiscalizar um tipo de transporte alternativo que está invadido Castanhal. São os carros que fazem frete de passageiros de outros municípios para o nosso município. Enquanto as pessoas ficam resolvendo o que vieram fazer aqui, os motoristas ficam trabalhando clandestinamente. Esses motoristas percorrer as paradas de ônibus e oferecem levar os passageiros até o centro pelo mesmo valor da passagem por 4 reais. As pessoas preferem ir logo no conforto de um carro com ar e música do que aguardar um ônibus sucateado", explicou a Secretaria.

As informações são de O Liberal.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis