Veja oito dicas para economizar no combustível

Você sabia que a economia dos combustíveis pode estar relacionada ao modo de dirigir do motorista? Isso mesmo, em tempos de crise confira algumas dicas para economizar quando estiver ao volante.

 Prepare caneta e papel e economize bastante. | ( Divulgação )

Prepare caneta e papel e economize bastante. | ( Divulgação )

Em tempos de alta nos preços, que já não estão cabendo no bolso do brasileiro, com gasolina, etanol e diesel custando valores altíssimos, algumas medidas simples te ajudarão a e economizar e precisar visitar os postos de combustível com menos frequência.

Confira algumas dicas para economizar quando estiver ao volante.

1- Mantenha a manutenção do veículo em dia

A manutenção em dia evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente.

2- Respeite a troca de marchas

Procure trocar as marchas sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida.

3- Evite levar muito peso no carro

Estar sempre com carro cheio também contribui para aumentar o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento.

4- Verifique a pressão dos pneus

Circular com os pneus em boas condições é essencial para economizar combustível. Pneus murchos influenciam diretamente no rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via.

5- Ae condicionado apenas quando for necessário

Evite o uso do ar-condicionado, o ar está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado.

6- Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastam menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previne o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixa que o veículo perca desempenho.

7- Não acelere e freie bruscamente

Dirigir de maneira agressiva não é bom quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.

8- Mantenha uma velocidade constante

O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.