Candidatos à Presidência da República criticaram o que chamaram de uso eleitoral da comemoração, nesta quarta-feira (7), dos 200 anos de independência por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição. Lula, Ciro Gomes e Simone Tebet e Soraya Thronicke se manifestaram nas redes sociais.
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, usou as redes sociais para comentar o uso político feito por Bolsonaro, segundo ele, nas comemorações do 7 de Setembro e do Bicentenário da Independência, nesta quarta-feira, ao qual classificou como "desavergonhado comício eleitoral". O ex-ministro também postou um vídeo no YouTube com opiniões sobre o tema.
"Bolsonaro transformou o 7 de Setembro dos 200 anos da independência no mais desavergonhado comício eleitoral já feito neste País", escreveu no Twitter.
O pedetista disse que houve outras transgressões políticas, institucionais e morais "seriíssimas". "Os brasileiros cobram uma ação da Justiça!", completou.
Já o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma postagem nas redes sociais dizendo que o partido, quando esteve no poder, nunca fez uso eleitoral em um Dia da Pátria.
Simone Tebet (MDB) chamou a atuação de Bolsonaro no Dia da Independência de algo "vergonhoso e patético".
"Além de pária internacional devido à falta de segurança e estabilidade política, agora o país também vira motivo de chacota pelas falas machistas do seu líder, que deveria dar exemplo", postou a senadora.
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) afirmou em uma postagem que o partido tomará medidas legais.
"Um dos pedidos da nossa ação judicial quanto ao que Bolsonaro fez no 7 de Setembro, vai ser o corte de seu tempo de TV e rádio na propaganda eleitoral", escreveu.
Fonte: OLIBERAL.COM