Volta às aulas

Nesta segunda-feira, 1º de agosto, escolas municipais de Belém retornam às aulas presenciais

Abertura do segundo semestre não ocorrerá simultaneamente em todas as escolas, já que algumas seguem em obras

Escolas municipais voltam às aulas na segunda-feira, 1º de agosto (Oswaldo Forte / Arquivo O Liberal)
Escolas municipais voltam às aulas na segunda-feira, 1º de agosto (Oswaldo Forte / Arquivo O Liberal)

A rede municipal de ensino de Belém retoma às aulas na segunda-feira, 1º de agosto. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e diz que os alunos devem voltar ao modelo 100% presencial com o fim das férias de julho. Atualmente, a rede municipal de ensino atende mais de 68 mil estudantes, matriculados em 201 unidades educativas.

O retorno às aulas, no entanto, não deve ocorrer ao mesmo tempo em todas as unidades, isto porque cada instituição tem sua autonomia. Outro fator a ser considerado é o cronograma de reforma de algumas instituições, o que segundo a Prefeitura, tem como prioridade oferecer qualidade física dos espaços e metodologia diferenciada.

Atualmente 30 escolas da rede municipal passam por reforma, a maioria delas em fase final de obras. São estas as escolas que terão o retorno gradativo presencial escalonado. Ainda no mês de agosto, está prevista a inauguração de mais três escolas municipais.

Casos suspeitos de covid serão monitorados

Com o retorno das aulas em modalidade 100% presencial para os alunos da rede municipal, um sistema de monitoramento de casos suspeitos de covid-19 também será implementado. Trata-se de um aplicativo do projeto Guardiões da Saúde na Educação, desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

É o primeiro e único aplicativo do Brasil que atua na prevenção de casos de covid nas escolas públicas. A tecnologia segue em aprimoramento para que possa realizar outros tipos de alerta e mapeamento, como desnutrição, abusos sexuais, doenças e outras questões, como de gênero, gravidez na adolescência e calendário vacinal.

Fonte: OLIBERAL.COM

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis