Chile

"Peixe-do-fim-do-mundo" é capturado no Chile

A captura do estranho animal repercutiu na internet em virtude da crença a que está atrelado

 A imensa criatura tinha pouco mais de seis metros | Reprodução/Vídeo
A imensa criatura tinha pouco mais de seis metros | Reprodução/Vídeo

O animal, chamado "peixe-remo", considerado incomum na região da costa de Arica, no Chile, foi capturado na manhã da última segunda-feira (11) por um grupo de pescadores. A captura repercutiu na internet, pois o peixe, de pouco mais de seis metros, é associado a uma estranha crença de "atrair" tsunami, terremoto ou ciclone.

O peixe-remo pertence a uma classe de peixes com ossos grandes e costumam viver entre 200 a 500 metros de profundidade, mas já foram encontrados a 1000 metros, de acordo com informações do Instituto de Desenvolvimento Pesqueiro (IFOP). Sua estrutura possui, por exemplo, bocas salientes e pequenas, barbatana dorsal avermelhada e pele viscosa de cor prateada, sem escamas.

Jornais locais, como o La Nación, afirmam que o estranho peixe era chamado de "mensageiro" do palácio do Deus do Mar, segundo uma lenda japonesa, pois, ao subir para a superfície, conseguia provocar terremotos. Tal mito ressurgiu em 2011 após o tsunami na ilha de Honshu, na costa do Pacífico, já que antes disso peixes-remo não eram avistados por lá.

As crenças populares, contudo, não foram confirmadas pela ciência. Já o peixe capturado teve suas amostras coletadas para entender o que motivou o surgimento.

Fonte: DOL

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis