"Bebel" revela doença "aterrorizante"

Guta Stresser, que interpretou Bebel no seriado exibido na Globo, contou que percebeu os primeiros sintomas ainda na 'Dança dos Famosos' em 2020.

 Artista declara ter doença grave | ( Reprodução )

Artista declara ter doença grave | ( Reprodução )

Esclerose múltipla é uma doença neurológica desmielinizante autoimune crônica provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina que reveste os neurônios das substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso central.

A atriz Guta Stresser, conhecida por ter interpretado a personagem Bebel no programa "A grande família" (2001-2014). Revelou ter sido diagnosticada com esclerose múltipla. "Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante", ela disse, em entrevista à revista Veja.

A atriz de 49 anos contou ter percebido os primeiros sinais da doença autoimune quando participou da 'Dança dos Famosos', em 2020. "Durante os ensaios, eu passava a coreografia e, quando terminava, não lembrava de mais nada, nada mesmo. Não entendia o motivo, sempre tive facilidade para essas coisas. Com esforço, porém, consegui avançar na competição e não dei mais muita atenção para aqueles lapsos", afirmou.

"Mas meu quadro foi se agravando. Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duas horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas e variações de humor. O pior era um zumbido constante no ouvido. Parecia que havia ali um fio desencapado, provocando um curto-circuito na minha cabeça - algo como tzuin, tzuin", continuou.

Diversos amigos e artistas apoiaram Guta nas redes sociais, após o depoimento da atriz ir ao ar. "Força, coragem, pirraça e humor! Vai dar tudo certo", desejou Ronaldo Fraga.

"Força, amada", disse Zezé Motta. Já Natália Lage pediu para Guta ter "força e fé" na caminhada contra a esclerose múltipla.