Baía do Sol

Você sabia? Belém tem um Haras campeão nacional

Imagem de destaque da notícia

Pouca gente sabe, mas além das terras continentais do município de Belém, onde a urbanização ocupa quase todo o território (exceto alguns fragmentos florestais como Parque do Utinga), existem ainda florestas abundantes e um clima rural e ribeirinho.

A região das Ilhas de Belém guarda segredos e muito potencial turístico com praias, passeios ecológicos e também fazendas e sítios. Já mostramos aqui a pequena Ilha de Tatuoca, localizada entre Cotijuba, Outeiro e Mosqueiro, na pequena ilha funciona um centro de medição do magnetismo da terra, um dos dois únicos que existem no Brasil. O outro funciona em Vassouras, no Rio de Janeiro. Para quem quiser rever a reportagem:

Um desses locais, histórico por sinal, é a fazenda Paissandu, na estrada para o bairro da Baía do Sol, em Mosqueiro, Distrito de Belém.

Aérea da Fazenda Paissandu na Baía do Sol, Mosqueiro.

A fazenda tem 342 hectares e nelas são desenvolvidas atividades agrícolas como culturas do cupuaçu e açaí como a seleção e criação do pato regional da "raça Paissandu".

Além disso, em 70 hectares destinados exclusivamente ao desenvolvimento da equinocultura, especificamente a criação de cavalos da raça Árabe: O Haras Tauari.

O plantel de reprodutores do Haras Tauari possui nível de RFI Maagid. Eles foram primeiro lugar potro na Breeder`s Cup 2010 e campeões nacionais júnior da 31ª Exposição Nacional do Cavalo Arabe em 2012 e com isso estão consolidados como melhores criadores da raça de Cavalos Árabes na região Norte.

Com grande vegetação nativa ainda preservada e às margens da Baía do Marajó, o Haras Tauari também conserva uma grande variedade de fauna e flora.

Já a sede da fazenda fica às margens da Baía do Marajó onde há uma praia desconhecida para os frequentadores de Mosqueiro.

Uma prova que pode ter atividades agrícolas com preservação ambiental na Amazônia. Além disso, um pedaço de Belém no bairro mais afastado da área central com grande potencial turístico.

Fonte: Pará Web News

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis