Saúde Sucateada

De acordo com a resolução CES/PARÁ N 001 de 25 de Março de 2020, diz:

1- "Recomendar as Secretarias Municipal e Estaduais de Saúde que sejam tomadas as providências necessárias para abastecimento imediato de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), nos hospitais, postos de saúde e demais locais que possuem elevado risco de contaminação não só pelo CORONAVÍRUS mas pelas demais infecções.

2 - Que seja garantido aos trabalhadores da saúde que estarão na linha de frente, atendendo aos usuários e realizando procedimentos em pacientes com COVID19, todos os equipamentos de proteção individual EPI (Máscaras N95, Álcool 70%, Álcool Gel, luvas..)".

A prefeitura de Belém, após denúncias está semana no jornal liberal 2 edição das 19:15h, quarta 25, através da responsável do DEUE (Departamento de Urgência e Emergência) e também do prefeito de Belém, afirmaram que os prontos socorros e o Samu 192 de Belém estavam devidamente abastecidos. Entretanto, esse fato na prática, não se constata a veracidade dos fatos, pois a falta de insumos básicos está prejudicando o atendimento em relação ao Covid 19 e as demais outras infecções.

Hoje não se encontra; álcool 70%, luvas estéril e de procedimentos, máscaras descartáveis e máscaras N 95, de acordo com informações a máscara que o funcionário do Samu recebe no início do mês de março é para durar 30 dias ou 10 plantões (PSM GUAMÁ), sendo que isso é um absurdo, pois contra diz a normas de recomendações da própria embalagem do fabricante das máscaras N95 e também estão dando Kit meningite de péssima qualidade, contrariando também as recomendações do ministério da saúde que diz que o avental tem que ser impermeável, em razão de qualquer líquido e secreção em contato com esse avental não entre em contato com o corpo do profissional que esteja utilizando. Os profissionais não estão tendo nenhuma orientação correta da secretaria tanto Estadual quanto municipal de Saúde e para agravar a situação, os números de contatos da vigilância sanitária tanto Estadual ou Municipal que foi fornecido por ambas secretarias para os médicos da PS informarem casos suspeitos da COVID 19, para que possa ser feito os testes rápidos e outros não funcionam e assim: estão se perdendo informações importantes de como está de fato o avanço da infecção no Estado do Pará.

Na verdade, o que se precisa em caráter de urgência é de uma posição dos governantes que seja verdadeira e não de fantasia ou faz de conta, pois a população não pode ser enganada.

A área de saúde está pedindo socorro e condições de trabalho, pois esses profissionais estão correndo sérios riscos de se contaminar e levar está contaminação para os seus lares e familiares por descaso do poder público. Dessa forma, os recursos já foram destinados à região norte e não existe desculpa para tal descaso.

Com a palavra: os Governantes

Erlon Andrade