Passado

Terra do coração

Andarilho da BR

Andarilho da BR


A cidade de Belém do Pará é uma terra abençoada. Isso ninguém questiona. Porém, se pode dizer que a metrópole paraense está entre aquelas que não contribuem em nada para manter a sua própria história.

A exemplo, nos deparamos com os casarões abandonados em Icoaraci e outros lugares. No próprio centro da cidade, de vez em quando, construções antigas usadas como comércio, pegam fogo por falta de manutenção elétrica, e sobram apenas cinzas. E nessas cinzas se esvai a história, que poderia ainda ser prolongada; mas, acaba por que não há responsabilidade do poder público em preservar o que existe de mais precioso que é as construções centenárias.

Belém, uma cidade em que ônibus do BRT pega fogo. Uma cidade que sofre pelo descaso, uma cidade que em plena Pandemia, acontece chacinas, não diferente de outros estados do Brasil. Mas, bem que poderia ser diferente por aqui.

Assim como o andarilho da BR, assim é Belém. Vai e volta, calor intenso nas costas e nú, e que aos poucos vai perdendo a beleza e a força em caminhar. Assim são as obras mal planejadas na cidade das mangueiras e que apenas tumultuam a vida de um povo sofrido e trabalhador. Fica na lembrança apenas uma Belém de 20 anos atrás. Onde as pistas da Almirante Barroso eram largas, assim como a Augusto Montenegro. Amar a cidade é não aceitar sua destruição.