Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Dias dos Pais é 5º no ranking de vendas em Belém

O Dia dos Pais será a primeira data festiva com o comércio de Belém totalmente aberto, mesmo em horário reduzido. O Dia das Mães passou com as lojas fechadas sob o Decreto do Lockdown 777/2020, do Governo do Estado


Reprodução/ Internet

O Dia dos Pais ocupa o 5º lugar no ranking de vendas do comércio varejista de Belém. E, neste ano de 2020, a data, festejada no segundo domingo de agosto, deve passar meio despercebida, apagada e sem nenhuma previsão sobre o que vai movimentar em termos de dinheiro na capital paraense.

Segundo Joy Colares, presidente do SINDLOJAS, o sucesso da comercialização dos tradicionais presentes vai depender da criatividade dos lojistas, que terão que apostar nas promoções, abusar das redes sociais, dar descontos, usar serviços de entregas (entrega) e outros mecanismos de atração da clientela. Do contrário, a tendência é a estagnação e queda das receitas.

O Dia dos Pais, ainda segundo análise de Joy Colares, tem uma característica diferenciada na ordem das datas com maior volume de vendas por uma série de quesitos. O primeiro deles é o motivacional. Com as crianças dentro de casa, o apelo das festinhas na escola não vai ocorrer; a data também vem logo após as férias, quando as famílias ainda não pagaram todas as contas de viagens e passeios e o orçamento está curto.

Em 2020, devido à crise econômica provocada pelo Novo Corona Vírus, esse cenário só piorou. Sem dinheiro, os trabalhadores, excetuando o segmento do serviço público, não têm como comprar presentes. A escassez financeira atingiu violentamente o comércio varejista, que também registrou queda de quatro mil postos de trabalhos e viu desaparecer os vendedores autônomos das ruas de Belém.

Muitos empresários, segundo Joy Colares, se valeram das Medidas Provisórias (MPs 027 e 936), editadas pelo Governo Federal, e reduziram cargas horária e consequentemente o salário de seus colaboradores. "Isso tudo comprometeu muito a renda das famílias", destaca o presidente. "De todo modo, estamos com o comércio aberto e esperamos que as vendas aconteçam", completou.

O Dia dos Pais será a primeira data festiva com o comércio de Belém totalmente aberto, mesmo em horário reduzido. O Dia das Mães passou com as lojas fechadas sob o Decreto do Lockdown 777/2020, do Governo do Estado. Já o Dia dos Namorados, as lojas estavam funcionando parcialmente, mas as vendas foram prejudicadas. A recomendação do presidente Joy Colares é para comprar presentes, mas de forma moderada, usando cartão de crédito conscientemente para não gerar inadimplência, já que não é interessante para o comerciante vender e depois não receber.

Os presentes mais procurados para homenagear os pais são: acessórios em couro (cintos, calçados e carteiras), confecções em geral e eletrônicos (computadores e celulares).

RANKING DAS VENDAS NO COMÉRCIO DE BELÉM

1º - NATAL – aumento de até 35% no volume de vendas

2º - DIAS DAS MÃES – aumento de 30%

3º - BLACK FRIDAY – aumento de 30%

4º - DIA DOS NAMORADOS – aumento de 25%

5º - DIA DOS PAIS – aumento de 20%

OBS: números relativos a 2019

AMOR DE PAI DEVE SER SINÔNIMO DE RESPONSABILIDADE

O amor dos Pais por seus filhos (as) é do mesmo tamanho do sentimento materno. A diferença está na responsabilidade e de como os pais da modernidade encaram o desafio de educar seus filhos. O pastor Silvano Rotter de Lima, da Catedral Nova Vida da igreja do Evangelho Quadrangular, no bairro da Sacramenta, deixa uma homenagem importante e pede aos Pais para que não abandonem seus filhos, considerando que a paternidade é uma dádiva celeste.

Pastor Silvano com a esposa e as filhas

"Minha mensagem para os Pais é para que não abandonem seus filhos, que se façam presentes, que sejam proativos em todos os momentos dos seus filhos. Sabemos que a tarefa é árdua, mas nosso Pai Celeste nos dar força para seguir com nossa responsabilidade e que nós não deixemos que outras pessoas assumam a responsabilidade, que antes de tudo, é nossa. Feliz Dia dos Pais a todos", desejou o pastor, que ainda rendeu homenagens ao seu pai Gilmando Cecilio Martins Lima, já falecido, e a todos seus familiares, em especial sua mãe, sua esposa Graciete e suas filhas Ana Clara e Ana Carolina.

Para o servidor público João Paulo Melo, ser Pai é uma experiência única, enriquecida pelo amor da esposa Glenda. "Ser Pai é antes de tudo uma honra, um presente de Deus. É um amor incondicional. Todo dia quando eu chego, em casa, muitas vezes cansado, o carinho da minha filha, Ana Paula, é minha energia", conta. "O amor da minha filha me dá forças para seguir adiante e pensar num futuro maravilhoso para ela e minha família. O sorriso dela é meu maior e melhor presente", completa.

João Paulo e a filha Ana Paula

ISOLAMENTO SOCIAL ESTREITA RELAÇÃO FAMILIAR

Para o psicólogo baiano Robson Carvalho, que é Pai de três filhos, o isolamento social, provocado pela Pandemia do Novo Corona Vírus, acabou por aproximar as pessoas e estreitar as relações familiares. "A família está sendo um porto seguro nesse momento de crise, com a figura dos Pais assumindo e garantindo conforto e equilíbrio financeiro, emocional e espiritual, independentemente, do modelo de família que a pessoa pertença", avalia.

O psicólogo, que é bastante religioso, deixa a seguinte mensagem: "O Pai Celestial dará sabedoria para vencermos essa fase da pandemia em paz e que cada indivíduo reveja seus conceitos sociais e compartilhe as boas experiências familiares registradas durante a pior fase da pandemia", ensina.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!