Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ciência e Saúde

Uberaba participa de pesquisa que vai mapear incidência da Covid-19 no país



A partir desta quinta-feira (14), entrevistadores do Ibope vão percorrer alguns bairros e realizar testes rápidos em moradores aleatórios. Cidade de Uberaba é uma das selecionadas para participar do estudo

Reprodução/TV Integração

Uberaba é uma das 133 cidades brasileiras que vai participar de uma pesquisa sobre o novo coronavírus no país chamada "Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional". Patos de Minas, no Alto Paranaíba, também é um dos municípios participantes.

O levantamento será iniciado nesta quinta-feira (14) e será dividido em três etapas. Dez entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) vão percorrer alguns bairros de Uberaba, que serão sorteados, para realizar cerca de 200 testes rápidos em pessoas escolhidas de forma aleatória e entrevistá-las. Não há nenhum custo de participação.

Segundo a chefe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Tristão, todos os entrevistadores estarão identificados e com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para evitar contaminação.

As entrevistas e testes serão feitos na área externa das residências, respeitando as regras de distanciamento.

"O Ibope está trazendo todos os equipamentos, testes rápidos e ofícios de autorização que as pessoas terão que assinar antes de o teste ser feito. Esse ofício será entregue na Unidade de Saúde da área visitada, com a pesquisa sendo encaminhada para Pelotas, no Rio Grande do Sul", afirmou Aline.

A pesquisa

A pesquisa é realizada pelo Ibope, mas é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPeL) e financiada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é ajudar a identificar o número de pessoas que têm anticorpos para o vírus em vários municípios.

Em todo o país, serão feitos 33 mil testes rápidos na primeira fase. Depois, ainda serão feitas outras duas etapas, realizadas nos dias 24 de maio e 4 de junho.

O morador sorteado para participar do estudo vai assinar um Termo de Consentimento e terá uma gota de sangue da ponta do dedo coletada, que será analisada em poucos minutos.

O teste demora cerca de 15 minutos para ficar pronto e, enquanto aguarda, a pessoa sorteada ainda responderá a um questionário para saber o estado de saúde. Caso a pessoa tenha o resultado do teste como positivo, todo o núcleo familiar será testado também.

O Ibope ressaltou que é muito importante que os moradores selecionados aceitem participar desse estudo porque, além de ficarem sabendo do resultado dos próprios exames, contribuirão com a ciência e com os esforços de conter o avanço da pandemia no Brasil.

Initial plugin text

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!