Macron homenageia Janja com maior honraria do governo francês

Na terça-feira, 26, o presidente da França condecorou como cavaleiro da Legião de Honra o cacique Raoni Metuktire, 92, consagrado como um dos maiores nomes do mundo na defesa da Amazônia e dos povos origin√°rios. A honraria foi institu√≠da no in√≠cio do s√©culo XIX por Napoleão Bonaparte.

Macron homenageia Janja com maior honraria do governo francês
O presidente da França, Emmanuel Macron, condecorou a primeira-dama brasileira, Rosângela da Silva, a Janja, como oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra, maior honraria concedida pelo governo franc√™s para reconhecer m√©ritos militares ou civis a pessoas que se destacam no cen√°rio mundial em temas importantes àquele pa√≠s. O chefe de estado franc√™s cumpre agendas nesta quinta-feira, 28, com o presidente Luiz In√°cio Lula da Silva (PT), em Bras√≠lia.
"Em nome da Rep√ļblica francesa, faço-a oficial da Legião de Honra", disse Emmanuel Macron, durante cerimônia no Pal√°cio do Planalto. Lula j√° tem a ins√≠gnia mais elevada da Ordem. Na mesma cerimônia, o presidente brasileiro concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul a Emmanuel Macron. A honraria, institu√≠da pelo imperador D. Pedro I, √© a mais alta condecoração concedida a um cidadão não brasileiro.
Na terça-feira, 26, o presidente da França condecorou como cavaleiro da Legião de Honra o cacique Raoni Metuktire, 92, consagrado como um dos maiores nomes do mundo na defesa da Amazônia e dos povos origin√°rios.
A honraria foi institu√≠da no in√≠cio do s√©culo XIX por Napoleão Bonaparte. Macron e Lula realizaram reunião bilateral em Bel√©m (PA) durante esta que √© a primeira visita oficial do europeu ao Brasil. No Par√°, os dois presidentes se dedicaram a conversas sobre preservação ambiental e questões clim√°ticas.


Com informações de Estadão