A GEOGRAFIA DO BRASIL E OS DESAFIOS DE SUA PESQUISA

Universidades, escolas, entidades públicas, privadas, filantrópicas, deveriam traçar planos de inserção de profissionais ligados à ciência geográfica.

A GEOGRAFIA DO BRASIL E OS DESAFIOS DE SUA PESQUISA


Desde seus primórdios, o Brasil já era mapeado, mesmo no status de colônia portuguesa. Após 1900, a necessidade de se conhecer o território brasileiro era cada vez maior, criando uma identidade nacional em aspectos culturais, fisiográficos, socioeconômicos e outros, ao longo dos tempos.

Entre os notáveis promotores da Geografia brasileira no cenário mundial, estão o baiano Milton Santos (1926-2001), o paulista Aziz Ab"Saber (1924-2012) e o francês Pierre Deffontaines (1874-1978), responsável pela criação do primeiro curso de Geografia no país, em 1935, na Universidade de São Paulo (USP).

Mas e na contemporaneidade? Temos grandes talentos de pesquisa sobre a redescoberta e divulgação dos aspectos de nossos país? Sim. São valorizados? São conhecidos, divulgados?

Acredito eu, como geógrafo há mais de dez anos, porém atuando de forma autônoma, que os profissionais desta área (bacharéis e licenciados) deveriam receber mais oportunidades para a execução de novos estudos sobre o Brasil. Falta valorização à área e, em muitos casos, profissionais de outras áreas realizam funções típicas de um geógrafo (como relatórios, mapas e outros), o que acaba deixando um trabalhador da área em segundo plano, com poucas oportunidades efetivas.

Universidades, escolas, entidades públicas, privadas, filantrópicas, deveriam traçar planos de inserção de profissionais ligados à ciência geográfica. Pois sempre se diz que o geógrafo é um "detetive da Terra", "um cientista do lugar e do espaço onde vivemos". O papel do geógrafo é fundamental para diversas aplicações da análise em nosso mundo.

E para a pesquisa em Geografia do Brasil? Nos dias de hoje, há mais conteúdos eletrônicos do que impressos sobre o assunto. Já pesquisei de obras antigas, volumes extensos, datados dos anos 1940, 1950, até por volta de 1980, que apresentavam todo o conhecimento sobre o Brasil e tudo o que se sabia sobre os municípios na época.



É claro que as tecnologias atuais ajudam e muito na pesquisa de dados geográficos, mapas, imagens e satélite e outro (um notável e confiável exemplo é o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, http://www.ibge.gov.br).

Ainda assim, há muito a ser descoberto sobre o nosso Brasil, que tem tantas coisas a serem preservadas, conhecidas e valorizadas. Pesquisar é fundamental para o conhecimento e desenvolvimento deste país, de dimensões continentais. Vale a pena, ainda, aplicar estes conhecimentos em sala de aula, bem como instigar e desenvolver a pesquisa entre os estudantes.