Teste de "QI" para cães: saiba o quão inteligente é o seu cachorro

Faça o teste e descubra o quão inteligente o seu cão é por meio dos resultados desse teste de "QI" para cães

Saiba quão inteligentes são os cachorros de estimação | Foto: Reprodução/Freepik

Saiba quão inteligentes são os cachorros de estimação | Foto: Reprodução/Freepik

Dizem que cachorro é o melhor amigo das pessoas, pois eles são companheiros, carinhosos e expressam seus sentimentos de maneiras diferentes. Os donos de cãozinhos sabem exatamente como seus animais se comportam e até quando querem expressar algo ou demostrarem afeto.

Sobre esses comportamentos dos cachorrinhos, existem vários estudos que comprovam que eles consegue se comunicar e se expressar diante de seus donos. Inclusive, o Doutor em psicologia e pesquisador neuropsicólogo estadunidense Stanley Coren, autor do livro "A Inteligência dos Cães", criou um teste de "QI" para cães, que busca revelar o quão inteligentes são os cachorros de estimação.

Para quem tem um cachorrinho de estimação, sabe que a inteligência canina é uma fascinante expressão da capacidade cognitiva desses animais, que são movidos simplesmente a obediência. Os cachorros possuem uma habilidade de compreender comandos, aprender truques e adaptar-se a diferentes situações do dia a dia.

Confira 5 tarefas para conhecer o seu cão por meio do teste de QI para cães:

O teste consiste em cinco atividades divertidas que permitem aos donos conhecer melhor a mente incrível de seus amigos caninos. Caso você tenha curiosidade sobre a inteligência do seu cãozinho, esse teste vai revelar de forma lúdica e interessante o grau de intelecto do seu animal. Confira a seguir:

A classificação do teste de "QI" para cães

O teste de inteligência canina de Stanley Coren classifica as habilidades em três tipos principais: instintiva, adaptativa, de trabalho e de obediência.

Os testes cognitivos

Teste 1: o teste da toalha

Nesse teste, deixe que seu cão se acostume com uma toalha ou cobertor. Quando ele estiver à vontade, coloque o pano sobre a sua cabeça para ver como o cão consegue se livrar dele.

Teste 2: teste de tratamento oculto

Coloque uma guloseima debaixo de uma toalha e marque o tempo que seu cão demora para achar. Esse teste mede a capacidade de resolver problemas e a paciência do animal.

Teste 3: qual copo?

Esconda guloseimas embaixo de copos ou baldes virados e veja como seu cão usa a memória para encontrar o prêmio escondido.

Teste 4: Resolução de problemas

Estimule seu cão a usar a pata para pegar uma guloseima que está embaixo de um móvel. Esse teste mede o raciocínio e as habilidades de resolver problemas.

Teste 5: Além da barreira

Mostre uma guloseima por uma fresta em uma barreira e veja como seu cão enfrenta o desafio. Esse teste exige criatividade e mede a capacidade de encontrar soluções.

Teste de QI para cães: resultados

Ao somar os resultados, descubra os pontos fortes do seu cão. Mas não se esqueça de que esses testes são mais uma forma de interagir e se conectar com o seu pet do que um julgamento rigoroso. Portanto, todos os cães são especiais do seu jeito, independentemente do resultado.