Cupins: saiba como prevenir

Saiba como evitar maiores prejuízos por causa dos cupins e garantir a proteção da sua casa e sua família.

Divulgação

Divulgação

Com a chegada do inverno amazônico, mas a continuidade de fortes temperaturas e dias com grande parte de sol, acaba sendo criado um ambiente propício para a reprodução de diversos insetos, como cupins.

Os cupins são uma praga urbana que representa uma ameaça séria para as residências, pois podem comprometer a segurança e o valor dos imóveis. Por isso, é importante estar atento aos sinais de infestação, como asas descartadas, túneis de terra, madeira oca ou danificada, e procurar ajuda profissional o mais rápido possível.

Frequentemente, eles causam danos às residências, afinal podem atacar e danificar madeira, cabos elétricos e de computador, móveis de MDF, armários, pisos, carpetes e vários outros objetos.

O que provoca o aparecimento de cupins?

Existem alguns fatores de risco para os cupins nas residências, tais como:

- Muita umidade perto da fundação: os cupins subterrâneos (cupins mais comuns no Brasil) são atraídos pela umidade. Portanto, é importante evitar o acúmulo de água perto da base da casa, como calhas entupidas, vazamentos de encanamento ou irrigação excessiva.

- Rachaduras ou aberturas na fundação, telhado ou paredes da casa: onde há uma abertura, um cupim a encontrará. Por isso, é essencial vedar todas as fissuras e fendas que possam servir de entrada para os cupins, especialmente aquelas que estejam em contato com o solo ou com a madeira.

- Estruturas de madeira que entram em contato com a fundação: como já mencionamos, os cupins se alimentam de madeira. Logo, qualquer estrutura de madeira que toque a fundação da casa, como degraus, varandas, treliças ou cercas, pode facilitar o acesso dos cupins ao interior da casa. É recomendável manter uma distância de pelo menos 15 cm entre a madeira e o solo, e usar madeira tratada ou resistente aos cupins.

- Geografia: algumas regiões do Brasil são mais propensas a ter cupins do que outras, devido ao clima, à vegetação e à densidade populacional. As regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas, seguidas pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste. A região Sul é a menos vulnerável, mas ainda assim não está livre dos cupins.

Cuidados!

Para prevenir e combater os cupins nas residências, é aconselhável contratar uma empresa especializada em controle de pragas, que possa realizar uma inspeção periódica e aplicar os métodos adequados de tratamento.

Mesmo assim, há métodos caseiros, que ajudam um pouco, mas não resolvem completamente:

  • - Barreiras físicas ou químicas: consistem em colocar materiais que impeçam ou dificultem a passagem dos cupins, como telas metálicas, chapas de aço, concreto ou produtos químicos específicos, no solo ou nas estruturas de madeira.
  • - Iscas: são dispositivos que contêm substâncias atrativas e tóxicas para os cupins, que são levadas para o ninho e compartilhadas com os demais membros da colônia, causando sua morte.
  • - Injeção: consiste em injetar produtos químicos nas madeiras infestadas ou nas galerias dos cupins, eliminando-os por contato ou ingestão.