Veja o que acontece se deixarmos de usar roupas íntimas

Usar roupas íntimas tem prós e contras para sua saúde; Confira alguns aspectos que podem acontecer com a saúde se deixarmos de usá-las.

Calcinhas e cuecas são peças existentes no vestuário de muita gente. | (Reprodução)

Calcinhas e cuecas são peças existentes no vestuário de muita gente. | (Reprodução)

Na moda, há quem goste de usar roupas mais justas ou mais apertadas, mas há um item que faz parte do vestuário de todos. Calcinha e cueca é uma peça que protege, mas pode causar alguns problemas para a saúde.

Certamente, a maioria das pessoas usa roupas íntimas em seu dia a dia, mas e se você optasse por abandoná-las e não usar com frequência esse item tão comum? Existem prós e contras para a sua saúde ao decidir não usar calcinha ou cueca. Confira alguns aspectos desse hábito que tem ganhado adeptos em nome da saúde e do conforto.

Diminuição na Dor do Nervo Ciático

Muitas roupas íntimas possuem cós resistente, fazendo uma pressão desnecessária na cintura e na barriga. Isso pode resultar em compressão do nervo ciático, causando desconforto. Optar por não usar pode aliviar essa pressão.

Melhoria na Circulação

Roupas íntimas apertadas podem prejudicar a circulação sanguínea, levando a condições como meralgia parestésica, que causa dormência e formigamento na coxa. A liberdade de não usar proporciona uma circulação mais saudável.

Menos Irritação da Pele

Dermatite de contato, causada por tecidos e produtos químicos presentes em roupas íntimas, pode ser evitada ao abrir mão dessas peças. A pele delicada da região é sensível a corantes e conservantes, muitas vezes encontrados nesses tecidos.

Dormir mais rápido

Dormir sem roupa íntima pode reduzir a temperatura corporal, influenciando diretamente na velocidade com que você adormece. Um benefício interessante para os que buscam uma noite de sono mais rápida.

Menos Infecções Urinárias

Roupas íntimas podem reter umidade, favorecendo o crescimento de bactérias. Optar por não usar ou escolher materiais respiráveis como algodão pode reduzir o risco de infecções do trato urinário.

Alívio da Azia

Roupas íntimas de cintura alta podem causar azia ao empurrar ácido estomacal para o esôfago. Deixar de usá-las pode ser benéfico, especialmente para aqueles predispostos a problemas de refluxo.

Menos Infecções Fúngicas

Ao evitar tecidos que mantém umidade, como algumas roupas íntimas, você reduz o ambiente propício para o crescimento de fungos, diminuindo o risco de infecções fúngicas.

Aumento da Produção de Esperma

Para os homens, roupas íntimas apertadas podem afetar a temperatura dos testículos, influenciando a produção de esperma. Optar por não usar pode ser uma estratégia para manter a fertilidade.

Menos Corrimento

Uma maior ventilação na região pode levar a menos corrimento, proporcionando um ambiente mais seco e confortável.

Menos Exposição a Bactérias de Outras Pessoas

Evitar o uso de roupas íntimas pode reduzir a exposição a bactérias presentes em água de lavagem, especialmente se você compartilha máquinas de lavar com outras pessoas.

Risco de Exposição a Bactérias Estranhas

Por outro lado, não usar roupa íntima em espaços públicos pode expor a região a bactérias. É importante manter a higiene pessoal para evitar problemas.

Possibilidade de Evitar E. coli

Principalmente para quem usa tangas, o risco de transferência de E. coli pode ser reduzido ao abandonar a roupa íntima.

Desconforto e Irritação

Algumas roupas podem ser desconfortáveis sem o suporte das roupas íntimas, causando irritação e até escoriações.

Alteração no Odor Corporal

Cuecas que retêm umidade podem intensificar o odor, enquanto não usar roupa íntima durante o exercício pode ser uma alternativa mais confortável.

Mais Mobilidade e Flexibilidade durante o Exercício

Não usar roupa íntima durante o exercício pode proporcionar menos atrito, linhas menos visíveis em roupas apertadas e uma sensação de maior mobilidade e flexibilidade. Entretanto, não usar roupa íntima durante o treino pode aumentar o risco de micro-cortes na pele devido ao atrito.

Eliminação da Acne nos Glúteos

A foliculite, conhecida como acne nos glúteos, pode ser evitada ao usar roupas largas e não usar calcinha, prevenindo a irritação dos folículos pilosos.

Menos Necessidade de Urinar

Algumas roupas íntimas podem comprimir a bexiga, levando a uma frequência maior de idas ao banheiro ao longo do dia.

Aumento da Confiança

A escolha entre usar ou não roupa íntima pode influenciar a confiança e a sensação de sensualidade de uma pessoa, podendo até aumentar a libido.

Embora a decisão de abandonar a roupa íntima tenha seus benefícios para a saúde, é importante considerar os riscos e o conforto pessoal. Cada pessoa é única, e a escolha deve refletir seu estilo de vida e necessidades individuais.