Saiba como fazer o "tacacá", comida típica do Pará que fez sucesso com o hit da Joelma

O alimento ganhou notoriedade no Brasil e no mundo através do hit da cantora Joelma, ex-Calypso.

Foto: Arquivo/Agência Pará

Foto: Arquivo/Agência Pará

"Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa", quem aí já escutou essa frase e ficou se perguntando: mas afinal, o que é o tacacá? "Voando para o Pará", literalmente, o alimento ganhou notoriedade no Brasil e no mundo através do hit da cantora Joelma, ex-Calypso que, na sexta-feira, 10, viu centenas de milhares de fãs da banda mexicana RBD, fenômeno mundial, cantarem o sucesso junto com Chrystian Chávez, um dos integrantes do grupo musical, em um show realizado no Rio de Janeiro.

Mas, você sabe o que é o tacacá e como ele é feito?

O Tacacá é um prato típico da Região Amazônica de origem indígena. O alimento é muito apreciado em diversas localidades da região norte do país e é preparado com um caldo amarelado, chamado tucupi, adicionando ainda goma de mandioca, jambu e camarão seco.

Veja a receita:

Ingredientes

2 litros de tucupi
2 maços de jambu
500g de goma de tapioca
500g de camarão seco
1 cebola em pedaço
5 pimentas de cheiro
1 maço de chicória
Sal a gosto
5 dentes de alho
1 maço de cebolinha picada

Modo de preparo

Ferva o tucupi com alho e chicória e tempere com um pouco de sal - separe limpe o jambu e cozinhe em água com um pouco de sal - cozinhe por 10 minutos, escorra o jambu e reserve. Coloque 2 litros de água no fogo e tempere com alho, Chicória e sal a gosto, quando começar a ferver dissolva em um pouco de água a goma e coloque aos poucos batendo firme com uma colher de pau até ficar com uma consistência cremosa. Dessalgue o camarão colocado de molho por 3 horas para tirar o excesso de sal, sempre trocando a água. Em uma cuia coloque um pouco de tucupi, em cima coloque a goma, um pouco de jambu e os camarões, depois acrescente mais um pouco de tucupi, se quiser pimenta, coloque um pouco e sirva quente.