De acordo com dados do Google Trends, o prato paraense atingiu em outubro um pico de interesse de buscas desde 2004.
Um trecho do hit "Voando pro Pará", da cantora paraense Joelma, bombou nos últimos dias nas redes sociais e sites de buscas, e evidenciou a procura por uma iguaria típica do Pará e que começa a despertar a curiosidade de todo o Brasil: o tacacá.
O trecho da música em questão, e que grudou em muita gente, é o seguinte: "Eu vou tomar um tacacá Dançar, curtir, ficar de boa". A música chiclete virou meme e, de acordo com dados do Google Trends, o prato paraense atingiu em outubro um pico de interesse de buscas desde 2004, ano do começo da série histórica da plataforma.
Segundo a Folha de S. Paulo, a canção foi lançada em 2016, mas viralizou apenas agora. No Spotify, são 7,13 milhões de reproduções sendo a música mais popular da Joelma por lá. No TikTok, as hashtags #tacacá, #voutomarumtacaca e #tacacajoelma somam 26,2 milhões de visualizações.
Mas, afinal, o que é o tacacá? A iguaria tem origem indígena bastante consumida por tribos na Amazônia brasileira. E na receita leva tucupi, camarões, goma de tapioca e o inigualável jambu, capaz de fazer os lábios de qualquer mortam tremerem.
A receita é meio trabalhosa, mas é simples. Confira abaixo uma preparada pela cozinheira paraense Dona Teka. É preciso ficar bem atento ao jambu, que deve ser cozido no tempo certo.
Veja como fazer tacacá:
Ingredientes
2 litros de tucupi
500 gramas de camarão salgado (seco)
½ xícara de goma de mandioca
4 unidades de pimenta de cheiro
4 dentes de alho
2 maços de jambu
4 folhas de chicória
1 colher de chá de sal
Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Ferva o tucupi com alho e Chicória e tempere com um pouco de sal - separe limpe o jambu e cozinhe em água com um pouco de sal - cozinhe por 10 minutos, escorra o jambu e reserve. Coloque 2 litros de água no fogo e tempere com alho, Chicória e sal a gosto, quando começar a ferver dissolva em um pouco de água a goma e coloque aos poucos batendo firme com uma colher de pau até ficar com uma consistência cremosa.
Dessalgue o camarão colocado de molho por 3 horas para tirar o excesso de sal, sempre trocando a água. Em uma cuia coloque um pouco de tucupi, em cima coloque a goma, um pouco de jambu e os camarões, depois acrescente mais um pouco de tucupi, se quiser pimenta, coloque um pouco e sirva quente.