Política Baixaria

Reunião do Partido Cidadania é marcada com xingamentos: 'picareta é você, seu cachorro'; veja o vídeo

Caciques da sigla se ofenderam durante reunião virtual

Por O Liberal

21/08/2023 às 02:21:04 - Atualizado h√°
A discussão continuou com os membros da sigla trocando ofensas como

A reunião da Comissão Executiva Nacional do Cidadania, realizada no √ļltimo s√°bado (19), foi marcada por xingamentos entre seus membros, evidenciando o racha interno na sigla. V√≠deo da reunião, realizada por v√≠deoconfer√™ncia, começaram a circular nas redes sociais e mostram a baixaria.

Na ocasião, o comando do ex-deputado federal Roberto Freire, de 81 anos, foi questionamento por parte dos caciques da legenda, que o consideram uma pessoa "explosiva" e com dificuldade para lidar com opiniões diferentes das suas. Freire gritou com integrantes do Diret√≥rio Nacional e regional do Cidadania, entre eles Regis Cavalcanti (secret√°rio-geral) e Nonato Bandeira (dirigente da sigla na Para√≠ba), que responderam no mesmo tom. 

O desentendimento começou porque a maioria do comando do Cidadania decidiu que o partido deve integrar a base de apoio ao governo de Luiz In√°cio Lula da Silva (PT) no Congresso. Por√©m, Freire √© contra a adesão e ficou irritado. Ele defendia que a sigla ampliasse a federação PSDB-Cidadania, com uma aliança com os partidos ao Podemos e ao MDB, mas não conseguiu apoio suficiente. 

Foi aprovada uma convocação do diret√≥rio nacional para reestruturar o comando da sigla por meio de eleições.

"Para resolver [a crise] o partido tem que ser todo chamado, e não apenas uma facção que tomou conta do partido e que acha que manda no partido. Quer mandar at√© no que eu penso, porque a grande reclamação não √© de que o partido não cumpre o que decide, √© porque eu tenho uma posição divergente de alguns que viraram lulo-petistas e que são adesistas e que eu não posso continuar sendo um cr√≠tico do governo", disse Freire na reunião.

Ao defender Freire, o ex-deputado Daniel Coelho discutiu com o ex-deputado Regis Cavalcante, que foi chamado de "picareta e c√≠nico". "Picareta √© voc√™, seu cachorro", rebateu Cavalcante. 

A discussão continuou com os membros da sigla trocando ofensas como "vagabundo" e "m**da".

Ap√≥s as imagens da reunião serem divulgadas, o partido Cidadania divulgou uma nota assinada pelo seu presidente, Roberto Freire. Veja: 

O lament√°vel embate interno que veio a p√ļblico neste domingo (20), um epis√≥dio totalmente estranho à hist√≥ria do partido, √© a demonstração cabal de que a superação do impasse a que chegamos s√≥ se dar√° a partir de um Congresso Extraordin√°rio, com a radicalização do processo democr√°tico no Cidadania.

Chamando todos os militantes a renovar o corpo dirigente e decidir os rumos do partido. Em 2022, fui o nome de uma unidade agora imposs√≠vel. Mas a ruptura fora apenas adiada numa tentativa de acomodação de nossas contradições internas. Era esperado que a impossibilidade de reeleição, fruto do estatuto que aprovamos no √ļltimo Congresso, deflagrasse uma irremedi√°vel disputa interna. Mas a unidade não se dar√° com a imposição de uma maioria eventual, como se viu numa votação cujo resultado foi de 13 votos a 11. O prolongamento de tal impasse apenas aprofunda a nossa crise.

Não tenho e nunca tive qualquer apego ao cargo - razão pela qual proponho o Congresso Extraordin√°rio para mudar, democraticamente a partir da base, toda a direção. Tenho apego às nossas bandeiras e à exist√™ncia do Cidadania como ator pol√≠tico influente no cen√°rio nacional, apesar de nossa limitada dimensão.

A questão não √© apoiar ou não o governo Lula, mas aderir de forma acr√≠tica a valores que não são os nossos em nome de verbas e cargos. Nada disso condiz com nossa hist√≥ria como PCB, PPS e Cidadania. Nunca optamos pelo caminho mais f√°cil. Faço um apelo aos colegas, muitos deles tamb√©m dirigentes hist√≥ricos, para que abram mão de suas posições, como eu estou abrindo, em nome de um sonho que teve in√≠cio h√° 100 anos.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Fonte: OLIBERAL.COM
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

LIG News

© 2023 LIG News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

LIG News