Vereador denuncia suposta oferta de propina pelo prefeito e joga dinheiro pela janela da Câmara

A defesa do prefeito Facinho (PL) emitiu uma nota oficial negando qualquer contato ou tratativa com o vereador SababĂĄ Filho (PCdoB) e o acusando de criar espetĂĄculos para se promover politicamente. E vocĂȘ, acredita no vereador ou no prefeito?

Reprodução

Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (4), a cidade de Cândido Mendes, no Maranhão, foi palco de um episódio controverso que chamou a atenção da população e da mĂ­dia nacional. O vereador SababĂĄ Filho (PCdoB) protagonizou uma cena inusitada ao jogar dinheiro pela janela da Câmara de Vereadores, afirmando ter sido alvo de uma oferta de propina por parte do prefeito Facinho (PL) para renunciar ao seu mandato.

Um vĂ­deo que circula nas redes sociais mostra o vereador em um longo discurso na Câmara, no momento em que era esperada a sua renĂșncia. Entretanto, de forma surpreendente, ele rasga a carta de renĂșncia diante dos presentes e, em tom de denĂșncia, alega ter recebido a quantia de R$ 300 mil do prefeito para desistir do cargo.

O gesto do vereador provocou um alvoroço na cidade e gerou diversas reações por parte da população e dos demais membros da Câmara de Vereadores. A ação de jogar dinheiro para a plateia presente pode ser interpretada como uma forma de protesto contra a corrupção e de chamar a atenção para a situação polĂ­tica do municĂ­pio.

CRISE: PREFEITO X OPOSIÇÃO

A crise polĂ­tica em Cândido Mendes jĂĄ vem se arrastando hĂĄ algum tempo, com conflitos entre o prefeito Facinho, seu grupo polĂ­tico na Câmara e vereadores de oposição. Recentemente, em uma sessão extraordinĂĄria da Câmara realizada em 26 de junho, quatro vereadores da base do prefeito foram cassados por suposta quebra de decoro parlamentar. Contudo, a cassação foi anulada posteriormente pela Justiça, o que gerou ainda mais tensão na relação entre os poderes municipais.

Após o ocorrido, o vereador SababĂĄ Filho, que faz parte da oposição, afirmou publicamente que teria recebido uma oferta de propina do prefeito para renunciar ao seu mandato. Em resposta, a defesa do prefeito Facinho emitiu uma nota oficial negando qualquer contato ou tratativa com o vereador e o acusando de criar espetĂĄculos para se promover politicamente. O prefeito ainda informou que o vereador teria preparado a carta de renĂșncia e a protocolado na Câmara por conta própria.

Diante dessa grave acusação, a situação polĂ­tica de Cândido Mendes se agrava ainda mais, e a população aguarda por esclarecimentos e providĂȘncias das autoridades competentes para investigar a denĂșncia do vereador SababĂĄ Filho e apurar os fatos.

Enquanto a cidade vive sob a sombra da crise polĂ­tica, Ă© fundamental que as instituições e a justiça atuem com imparcialidade e transparĂȘncia, garantindo que os princĂ­pios Ă©ticos e democrĂĄticos prevaleçam na busca por uma solução para a conturbada situação polĂ­tica de Cândido Mendes. A população, por sua vez, clama por respostas e por representantes comprometidos com o interesse coletivo, visando a retomada da estabilidade e do progresso no municĂ­pio.