Cláudia Seabra, Secretária de Educação de Castanhal, fala como é ser mãe e profissional: "resistência sempre!"

Cláudia Seabra, Secretária  de Educação do município de Castanhal/ Foto: Rachel Moraes

Cláudia Seabra, Secretária de Educação do município de Castanhal/ Foto: Rachel Moraes

Professora Cláudia Seabra, atual Secretária de Educação do município de Castanhal e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Pará, mãe de três filhos: Gabriel, 16 anos, Rebeca, 11 anos e Heitor de 9 anos, fala-nos com muito orgulho e emoção sobre sua história de vida e dia-a-dia.

Cláudia Seabra veio de uma família muito humilde, órfã de pai e mãe, desde muito pequena foi criada pelos avós paternos. Na época, seu avô era zelador da prefeitura e já tinha sete filhos, além dela e seu irmão pra cuidar. Sua trajetória não foi muito fácil, mas expressa o quanto o amor que sempre teve a fez superar toda falta de conforto na infância.

Fundamentada em uma educação cristã, acreditou que poderia ser resistência, superando todos os obstáculos e lutar por seus objetivos sempre fez parte de sua vida. Cláudia estudou seu ensino básico todo em escola pública e no ano de 2000, passou no vestibular para o curso de Ciências Naturais. Começou sua carreira como professora em 2004, na época temporária da rede municipal e estadual de ensino. Hoje, Cláudia é professora concursada do município e ocupa o cargo de Secretária de Educação de Castanhal, além coordenar cento e quarenta e quatro municípios como presidente da UNDIME em uma rotina bem extensa. Porém, mesmo com muito trabalho, consegue conciliar o seu papel de mãe com sua vida profissional e afirma que ninguém é excelente no que faz se for uma péssima mãe, por isso se dedica ao máximo aos seus filhos.

"Nossos filhos são a motivação pra você não desistir da caminhada, por mais difícil que ela seja..." Cláudia Seabra

Em entrevista, Cláudia enfatiza que o espaço público e político necessita de mais mulheres com mais sensibilidade pra atuar, que possam enfrentar o preconceito e o machismo.

"...não é fácil! Você precisa realmente ter muito amor e dedicação para atuar e principalmente para enfrentar o grande preconceito que uma sociedade machista ainda tem de nos ver ocupando cargos de liderança. Muitas vezes esse machismo vem mais de mulheres do que de homens. Sempre é mais difícil a mulher provar que pode, impor respeito, quando deveria ser natural..."

Cláudia finaliza reforçando a ideia de que as mulheres não podem desistir dos seus sonhos, precisam lutar, ser guerreiras apesar das dificuldades.

"Nós mulheres precisamos sempre ser a própria resistência!" Cláudia Seabra







Fotografias do acervo pessoal de Cláudia Seabra e seus filhos: Gabriel, Rebeca e Heitor