Dra. Mylene Costa, mãe e profissional de sucesso; conheça sua história!

Dra. Mylene engravidou na adolescência, mas, continuou na busca de seus objetivos, tornando-se referência para a sociedade.

Dra. Mylene Costa. foto: Rachel Moraes

Dra. Mylene Costa. foto: Rachel Moraes

O mês de maio é dedicado a todas as mães, que demonstram seu amor sob diversas formas, superando todos os desafios e executando com excelência todos os seus papéis na sociedade. Dra. Mylene Costa, 58 anos, é mãe, médica, anestesiologista e intensivista do Hospital São José, em Castanhal, Pará, em que trabalha há mais de 30 anos colocando em prática seus conhecimentos médicos ajudando a comunidade em geral.

Dra. Mylene tem uma linda história a contar, na qual estimula qualquer mulher a seguir em frente. Ela foi mãe na adolescência, aos 17 anos de idade, de Camila. Mas, revela que nessa idade ainda estava prestando o vestibular. Passou no curso de medicina, na Faculdade Estadual de Medicina do Pará, atualmente Universidade Estadual do Pará. Com muita emoção fala que sua filha foi sua companheira durante os seis anos de universidade, muitas vezes Camila tinha que "assistir" aulas, pois não tinha com quem ficar. Mesmo quando se mudou para fazer residência em São Paulo, Camila estava lá, "companheira para todas as horas". Conta também como foi importante o apoio de toda sua família para que seus objetivos fossem alcançados. "Minhas irmãs, a Darlene e a Cilene foram tias maravilhosas, meus irmãos Jorge e Eduardo me apoiaram muito... a minha mãe, dona Raimunda Costa, foi de fundamental importância e eu consegui me formar".

Ao retornar de São Paulo, dra. Mylene se casou com o dr. Jorge Silveira, anestesiologista, pai de quatro filhos, juntos tiveram mais um menino, além de criar mais uma menina. Ao todo são sete filhos: Camila da Costa, Arthur Jorge, Jorge Alves, Bruno Brito, Tatiana Brito, Vinícius Salvador e Josiane Ramos, criados e bem sucedidos.

"A gente conseguiu inseri-los no mercado de trabalho, inseri-los no seu papel da sociedade, todos os nossos filhos estão encaminhados, tem advogado, engenheiro, médico, dentista, administrador, tem cientista político, enfim, nós conseguimos torná-los bem sucedidos. Eu acredito que isso seja o mais importante pra uma mãe. Quando ela ver que os seus filhos estão encaminhados e que esses filhos gostam de ter um tempo com a gente. Então eu acredito que essa é a verdadeira definição do sucesso".

Viúva há dois anos, perdeu seu marido para COVID-19, fala o quanto foi importante o apoio de seu marido durante toda sua trajetória como mãe e profissional. Sente-se realizada em tudo, principalmente no que diz respeito a sua família.

Dra. Mylene Costa e seu falecido marido Jorge Silveira/ Acervo pessoal @mylenecosta

"...Nós temos onze netos, são várias famílias formadas, é um orgulho muito grande saber que todos os meus enteados são muito próximos a mim, graças a Deus! E eu ainda tenho a minha mãe viva, ela tem oitenta e quatro anos, foi enfermeira, uma mulher desbravadora na época dela. Ela foi enfermeira obstetriz, fez especialização em São Paulo, imagina isso quase setenta anos atrás, realmente ela foi uma mulher que estava sempre a frente do seu tempo. O meu pai, o dr. Jorge Neto da Costa, uma pessoa também que teve uma grande importância em todo o nordeste do Pará, tinha um hospital aqui em Castanhal, que é o Hospital São José, do qual eu sou diretora clínica, teve hospital em Capanema, em Pirabas, tinha também em Belém. Meu pai foi uma pessoa que contribuiu muito pra saúde da região nordeste do Pará, esse legado de trabalho ficou com todos os filhos."

Dra. Mylene enfatiza que sua trajetória não foi fácil, mas, conseguiu! E estimula a todas: "...meninas que engravidaram cedo, não desistam, procurem conciliar suas tarefas, que na hora que tiver embalando o menino esteja com o caderno ao lado como eu fiz tantas vezes pra poder terminar a minha faculdade".

Pontua que deveriam existir mais mulheres no meio político, com mais sensibilidade para criação de políticas públicas que enfatizem a demanda por creches, educação e saúde dos filhos. Oportunizando a muitas mães esse apoio para a garantia da realização de seus sonhos, principalmente profissional.

Dra.

Dra. Mylene Costa, enteados Jorge jr, Bruno, Vinicius e filho Arthur/ Acervo pessoal @mylenecosta


Dra. Mylene Costa, filha Camila, genro Breno e netas Amanda e Alice/ Acervo pessoal @mylenecosta

Dra. Mylene Costa, filho Arthur, filha do coração Josiane e neta Olívia/ Acervo pessoal


Dra. Mylene Costa, irmãos Jorge, Eduardo, katia Cilene, Darlene e mãe Raimunda Costa/ Acervo pessoal @mylenecosta


Dra. Mylene Costa, filha Camila e netas Amanda e Alice/ Acervo pessoal @mylenecosta