Indígena Yanomami morre após ataque de garimpeiros em Roraima

Ataques dos garimpeiros foi feito a tiros. Além da vítima fatal outras duas pessoas ficaram gravemente feridas

Feridos estão em estado grave | Reprodução / Twitter

Feridos estão em estado grave | Reprodução / Twitter

Um ataque de garimpeiros deixou um indígena Yanomami morto e outros dois feridos no último sábado (29), em Roraima.

O líder indígena Júnior Yanomami confirmou o ataque por meio das redes sociais. De acordo com ele, um dos jovens que foram atacados a tiros pelos garimpeiros atuava como agente de saúde na região.

Os dois indígenas ficaram gravemente feridos. Eles foram resgatados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami.

Desde janeiro de 2023, quando o presidente Lula assumiu a presidência, tornou-se publica a crise sanitária e humanitária que a comunidade dos Yanomamis estão enfrentando por conta do garimpo ilegal na região.

Na tentativa de resolver a situação, o Governo Federal deu inicio a uma operação integrada de desintrusão, com o apoio da Polícia Federal, Forças Armadas, Nacional, Ibama e Funai.

Na primeira fase, a operação interrompeu a ação de alguns garimpeiros na região. Na segunda, o foco foi em retira-los das terras indígenas. Agora, na terceira etapa, os agentes buscam retomar as bases que foram roubadas pelos criminosos.

Aviões, equipamentos de escavação, carros e outros objetos já foram apreendidos e alguns queimados pelos agentes federais.

Ainda não se tem informações sobre o estado de saúde dos indígenas que ficaram feridos no ataque.