Gestão de Lula, em 40 dias, utiliza mais da metade dos voos da FAB que equipe de Bolsonaro

Reprodução

Reprodução

A equipe do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou a de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), em viagens com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Nos primeiros 40 dias de governo, um levantamento do UOL mostra que o time do petista fez 89 desses voos, representando 46% a mais do que a gestão do ex-presidente, que, nos primeiros 40 dias de 2019, havia usado as aeronaves em 61 ocasiões.

A média de passageiros por voo foi menor durante o governo petista. Foram 735 viajantes, média de oito por voo. Nesse mesmo período com Bolsonaro, foram 604 passageiros, ou uma média de dez pessoas por voo.

O levantamento comparou apenas voos da FAB para atender autoridades, os ministros de Estado dos governos Lula e Bolsonaro e seus comandantes militares. Não estão computados voos para atuações humanitárias, como aos indígenas, e para operações típicas de forças armadas ou para apoio a forças policiais.

Militares consideram as despesas com voos da FAB sigilosas. Por isso não é possível saber, com exatidão, se a gestão Bolsonaro gastou mais ou menos com esse tipo de despesa do que o governo de Lula.

Para estimar as despesas, o UOL consultou empresas de táxi aéreo e o advogado especialista em direito aeronáutico Carlos Barbosa. Os gastos nos primeiros 40 dias de Lula somariam mais de R$ 5 milhões em transporte aéreo pela FAB. No início da gestão Bolsonaro, o custo teria sido de cerca de R$ 3,5 milhões.

Com informações do UOL