Todos os anos, os tradicionais desfiles de escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro atraem milhares de pessoas para o Anhembi, na capital paulista, e para a Marquês de Sapucaí, a avenida mais conhecida do Carnaval carioca. Além disso, milhões de espectadores acompanham tudo pela TV ou na internet.
E, em cada edição, as agremiações e escolas de samba que compõem os grupos especiais apresentam um enredo especial, abordando uma temática diferente, que norteia todo o desfile.
Neste ano, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, do Rio de Janeiro, vai levar para a avenida o tema "Mogangueiro da cara preta", onde contará a história da chegada dos búfalos da Índia na Ilha do Marajó, território da então Província do Grão-Pará no século 19.
E parte deste enredo consiste na homenagem ao Mestre Damasceno, um dos mais famosos compositores de carimbó da região. O paraense já está no Rio para o desfile, que vai ocorrer na noite de segunda-feira (20), a partir das 22h.
O momento é tão especial que ele foi aplaudido pelos passageiros do voo que o levou de Belém para a capital carioca. Em determinado momento antes da decolagem, o piloto saudou o mestre de carimbó, contou uma breve parte de sua história e desejou um bom Carnaval a todos.
"Mestre Damasceno será homenageado na Marquês de Sapucaí pela escola de samba Paraíso do Tuiuti. Damasceno nasceu na comunidade quilombola do Salvá, na Ilha do Marajó, é compositor de carimbó e de toadas de boi-bumbá. Ao Mestre Damasceno e todos vocês, eu e toda tripulação desejamos uma excelente estadia no Rio de Janeiro e um bom Carnaval", disse o comandante do voo, em meio a aplausos.
VEJA O VÍDEO:
DOL