A cidade de Belém comemora nesta quinta-feira (12) 407 anos de sua fundação. Belém é uma das principais cidades da região Norte, considerada o Portal da Amazônia.
Belém do Pará é uma cidade que exala cultura, história, gastronomia. Não é atoa que em 2020 a capital do estado do Pará recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO. É tacacá, maniçoba, pato no tucupi, açaí, arroz paraense, cachaça de jambu... é uma infinidade de pratos, sabores, aromas e temperos! E tudo isso você pode encontrar no maior mercado a céu aberto da América Latina, o Ver-O-Peso, ou em diversos pontos da cidade.
O Ver-O-Peso é cheio de cultura e revela tradições e costumes da cidade de Belém, como as famosas ervas e banhos vendidos no mercado, para espantar olho gordo, atrair dinheiro e até o amor da sua vida. Falar de Belém é falar de Círio de Nazaré, a maior celebração cristã do planeta, que acontece tradicionalmente todo segundo domingo do mês de outubro. O Círio reúne em sua procissão milhões de fiéis de Belém, do Pará, do Brasil e até do mundo!
Em Belém você encontra diversos pontos turísticos espalhados pela cidade, dentre eles, o Bosque Rodrigues Alves que abriga uma extensa área verde no meio da cidade, o famoso museu Emílio Goeldi que abriga diversas espécies da fauna e da flora, além de documentos históricos da região, acervo biológico e bibliográfico.
O Mangal das Garças e o Parque do Utinga são outros lugares de exuberante natureza, você pode aproveitar cada minutos da beleza e biodiversidade desses locais. Assim como outros lugares que falam da história de Belém desde sua fundação, como o Forte do Presépio à margem da Baía de Guajará no Ver-O-Peso. A Casa das Onze Janelas e o famoso e imponente Theatro da Paz.
Apesar de enfrentar dificuldades e pouco investimento com relação ao turismo, a cidade de Belém é pura história até em seus antigos prédios construídos no século XIX. Vale a pena conhecer Belém do Pará, e seu povo considerado o mais hospitaleiro do Brasil.
Parabéns Belém pelos seus 407 anos!